Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Quando o recém-nascido (RN) é prematuro ou apresenta alterações na respiração ou no tônus muscular, quais são os passos iniciais da reanimação que devem ser executados, na sequência? I - aspirar a boca e as narinas; II - colocar o RN sob fonte de calor radiante; III - posicionar a cabeça do RN; IV - secar o RN e desprezar os campos úmidos.

A
II – III – I – IV
B
IV – II – III – I.
C
I – IV – II – III.
D
III – I – II – IV.
E
II – I – IV - III
Os higromas císticos são mais comumente encontrados:
No tratamento das fístulas anais, pode-se afirmar que:
Paciente de 28 anos, vítima de acidente de trânsito. Após se submeter à laparotomia exploradora e toracotomia direita, é admitido na UTI, intubado, em ventilação mecânica, com dreno pleural à direita e ainda com colar cervical, já que não houve tempo hábil para avaliação neurológica. Está em venóclise periférica, mas necessita de acesso venoso central para administração de drogas vasoativas e aferição da pressão venosa central. Qual seria o acesso mais conveniente para o cateterismo venoso central?
Recém-nascido a termo, de parto vaginal, PN = 3000 g, com líquido amniótico com mecônio espesso e em apneia. Após a colocação do recém-nascido sob fonte de calor radiante, a sequência inicial mais adequada para atendimento será:
Compartilhar