Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Cirurgia Geral

Quando se deve iniciar heparina de baixo peso molecular, se isto não foi feito 2h antes do procedimento cirúrgico, em um paciente de risco moderado para o desenvolvimento de doença tromboembólica submetido a anestesia geral exclusiva?

A
12h após a indução anestésica
B
2h após a indução anestésica
C
No momento da indução anestésica
D
Somente após o término da cirurgia
Paciente de 21 anos, casada há 2 anos, portadora da síndrome do ovário policístico, vem à consulta ginecológica para avaliação, pois deseja engravidar. Apresenta ciclos menstruais irregulares, acne e hirsutismo. Considerando que entre 50 e 80% dessas pacientes têm resistência insulínica e hiperinsulinemia, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos achados clínicos que sugerem resistência à insulina e hiperinsulinemia.
Recém-nascido a termo, peso de nascimento 2680 g, escore de Apgar de 1º e 5º minutos de 9 e 10, respectivamente. Permaneceu em alojamento conjunto, não apresentou intercorrências clínicas e recebeu alta com 48 horas de vida, pesando 2400 g. A mãe, primigesta, procurou o pronto-socorro dois dias após a alta, referindo que o bebê chora excessivamente. Ao exame, o recém-nascido apresentava-se choroso, ictérico em face, tronco e raiz de membros, mucosas semiúmidas, pesando 2320 g. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Pacientes portadores de cardiopatia congênita cianótica com shunt direito-esquerdo frequentemente apresentam policitemia. Os pacientes com policitemia grave (VG >65%) são de maior risco para desenvolver:
A respeito das dermatozoonoses, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Sarcoptes scabiei é o agente causal da escabiose, e no lactente lesões palmoplantares são características. ( ) Prurido noturno e presença de lesões papulares na região inguinal e axilar sugerem o diagnóstico de escabiose. ( ) A presença de lesão pruriginosa linear e serpiginosa na região plantar sugere o diagnóstico de escabiose. ( ) Pápulas pruriginosas na criança e lesões semelhantes nos familiares são características da escabiose. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar