Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?

A
Só observaria, pois provavelmente trata-se da icterícia própria do RN.
B
Solicitaria tipagem sanguinea, teste de Coombs direto, hemoglobina e hematócrito, bilirrubinas totais e frações e aguardaria os resultados.
C
Colocaria o RN em fototerapia, checaria a tipagem sanguinea da mãe e do RN e não colheria outros exames.
D
Solicitaria os exames citados na alternativa B e colocaria o RN em fototerapia, enquanto aguarda os exames.
E
Solicitaria os exames citados na alternativa B e recomendaria a suspensão do aleitamento materno.
Recém-nascido com 72 horas de vida, sem intercorrências no período neonatal, receberá alta da maternidade em algumas horas. Em relação ao teste de triagem neonatal (teste do pezinho) pode-se afirmar que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a responsabilidade pela sua realização compete:
Em caso de criança com suspeita clínica de hepatite viral, os marcadores virais séricos a serem solicitados para definição do agente etiológico são:
Considere as seguintes alterações clínicas relacionadas com a desnutrição proteico-energética grave e marque a letra onde estão as características do marasmo na criança. I. hepatomegalia acentuada; II. atrofia muscular; III. edema de membros inferiores; IV. ausência de gordura subcutânea.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar