Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?

A
Só observaria, pois provavelmente trata-se da icterícia própria do RN.
B
Solicitaria tipagem sanguinea, teste de Coombs direto, hemoglobina e hematócrito, bilirrubinas totais e frações e aguardaria os resultados.
C
Colocaria o RN em fototerapia, checaria a tipagem sanguinea da mãe e do RN e não colheria outros exames.
D
Solicitaria os exames citados na alternativa B e colocaria o RN em fototerapia, enquanto aguarda os exames.
E
Solicitaria os exames citados na alternativa B e recomendaria a suspensão do aleitamento materno.
Gestante de 1° trimestre foi inadvertidamente vacinada contra rubéola. Qual a conduta?
Julgue os itens abaixo, a respeito do hantavírus: I. É uma virose emergente, de muita gravidade. II. O homem se infecta pela inalação de aerossóis gerados por secreções corpóreas de roedores. III. A síndrome pulmonar do hantavírus é de alta letalidade, caracterizada por um aumento de permeabilidade capilar. IV. O homem infectado pode apresentar febre hemorrágica com síndrome renal. V. O reservatório do vírus são os roedores do campo que invadem as casas durante o inverno e na época da colheita. A quantidade de itens certos é igual a:
Em qual das situações abaixo a fórmula de Friedewald para cálculo do LDL é imprecisa, segundo a IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia?
Homem, 22 anos, sofre ferimento por projétil de arma de fogo em região glútea esquerda. Não há dor abdominal nem hematúria e os sinais vitais estão estáveis. Não apresenta orifício de saída. O radiograma simples de abdome mostra o projétil na pelve à direita. Qual o melhor método para investigar eventual lesão do reto neste caso?
Compartilhar