Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto à alimentação saudável da criança, nos 2 primeiros anos de vida, o Ministério da Saúde/OPAS e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam:

A
leite materno até os 3 meses, iniciar complementação de água e chá dos 3 até os 6 meses de idade, após 6 meses duas refeições de sal.
B
leite materno até 6 meses e após, suspensão deste e introdução de fórmula de leite de vaca, duas refeições de sal e 1 de frutas.
C
leite materno até 6 meses e após, oferecer outros alimentos de forma gradual, mantendo leite materno até 2 anos.
D
o leite materno e a alimentação complementar devem ter horários rígidos para o estabelecimento de esquema alimentar adequado.
E
a alimentação complementar pode ser inicialmente oferecida em mamadeira para garantia do volume ingerido.
Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo, cuja mãe relatava ser usuária de cocaína e, no trabalho de parto, evoluiu com sangramento importante por descolamento prematuro de placenta, com cerca de 80 % da área de inserção placentária descolada. O parto foi uma cesárea de urgência com anestesia geral. Após receber o recém-nascido e efetuar os primeiros passos da reanimação, na sua avaliação, o paciente se encontrava em apnéia, com frequência cardíaca de 40 bpm, com palidez extrema e hipotonia generalizada. Neste momento você, deve:
<P>Você examina uma mulher de 20 anos com perda ponderal significativa e observa a presença de candidíase oral. Exames imunológicos revelam anti-HIV+, HBsAg+, anti-HAV+, anti-HCV-, IgM anti-CMV-, IgG anti CMV+, IgM antitoxoplasma-, IgG antitoxoplasma +. Contagem de CD4 = 88 cels/mm³ e carga viral = 160000 cópias. Neste caso, deve-se prescrever profilaxia primária para Pneumocystis jiroveci e alguns outros patógenos, exceto:
Ainda em relação aos sopros inocentes assinale a alternativa correta nos sopros de ejeção pulmonar:
Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:
Compartilhar