Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto à alimentação saudável da criança, nos 2 primeiros anos de vida, o Ministério da Saúde/OPAS e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam:

A
leite materno até os 3 meses, iniciar complementação de água e chá dos 3 até os 6 meses de idade, após 6 meses duas refeições de sal.
B
leite materno até 6 meses e após, suspensão deste e introdução de fórmula de leite de vaca, duas refeições de sal e 1 de frutas.
C
leite materno até 6 meses e após, oferecer outros alimentos de forma gradual, mantendo leite materno até 2 anos.
D
o leite materno e a alimentação complementar devem ter horários rígidos para o estabelecimento de esquema alimentar adequado.
E
a alimentação complementar pode ser inicialmente oferecida em mamadeira para garantia do volume ingerido.
Em relação ao empiema pleural em crianças, considere as afirmativas abaixo: 1. A grande maioria dos empiemas pleurais em crianças é de natureza parapneumônica. 2. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado apenas na fase fibrinopurulenta. 3. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado, independentemente da fase do empiema. 4. O tratamento de eleição na fase exsudativa é a videotoracoscopia. 5. Videotoracoscopia e uso de fibrinolítico intrapleural são tratamentos para a fase fibrinopurulenta. Assinale a alternativa correta.
Em relação ao uso dos contraceptivos hormonais orais e ao risco de tromboembolismo, assinale a alternativa INCORRETA.
A cirurgia de revascularização do miocárdio pode ser realizada com ou sem auxílio de circulação extracorpórea (CEC). Assinale a alternativa cuja situação NÃO representa uma contraindicação absoluta para a cirurgia sem CEC.
Sobre a anestesia espinhal, é correto afirmar:
Compartilhar