As pacientes com síndrome de ovários policísticos e obesas podem apresentar intolerância a glicose.
B
A acantose Nigricans é considerada um marcador de resistência à insulina nas mulheres hirsutas.
C
Nas pacientes anovulatórias crônicas, a elevação persistente dos níveis de estrogênios não interrompidos por progesterona aumenta o risco de carcinoma endometrial.
D
A redução de peso nas pacientes obesas com síndrome de ovários policísticos pode afetar positivamente as normalidades menstruais e o hirsutismo.
E
Os contraceptivos orais são pouco eficazes por diminuir a produção ovariana de androgênios e também diminuem os níveis circulantes de globulina transportadora de hormônios sexuais.
Outras questões
O mecanismo de ação da anticoncepção oral de emergência não está completamente esclarecido. São mecanismos confirmados por estudos, EXCETO:
Paciente de 65 anos, apresenta biópsia de mama positiva para carcinoma ductal, moderadamente diferenciado, obtido por core biópsia. Ao exame clínico, tumoração de 3 cm, em quadrante superior externo de mama direita, com retração de pele. A palpação da axila revela linfonodo endurecido e semifixo. A pesquisa de metástases à distância foi negativa. Como conduta inicial de tratamento, sugere-se:
Com relação aos sinais abaixo relacionados, assinale a ERRADA:
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?