Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Quanto à anovulação crônica é incorreto afirmar:

A
As pacientes com síndrome de ovários policísticos e obesas podem apresentar intolerância a glicose.
B
A acantose Nigricans é considerada um marcador de resistência à insulina nas mulheres hirsutas.
C
Nas pacientes anovulatórias crônicas, a elevação persistente dos níveis de estrogênios não interrompidos por progesterona aumenta o risco de carcinoma endometrial.
D
A redução de peso nas pacientes obesas com síndrome de ovários policísticos pode afetar positivamente as normalidades menstruais e o hirsutismo.
E
Os contraceptivos orais são pouco eficazes por diminuir a produção ovariana de androgênios e também diminuem os níveis circulantes de globulina transportadora de hormônios sexuais.
O ritmo central, habitualmente em frequência alfa, mais evidente em adultos e bloqueado unilateralmente com a execução de movimento da extremidade (em geral membro superior) contralateral, chama-se:
Paciente cardiopata, com quadro de dor súbita na perna direira. Ao exame, os pulsos distais estavam ausentes e o pé direito apresentava-se pálido. Demorou 6 horas para ser transferido ao hospital de referência, onde foi submetido a procedimento cirúrgico com aparente sucesso imediato. Entretanto, algumas horas após, evoluiu edema na panturrilha, dor e parestesia. Necessitará de novo procedimento. A sequência que melhor resume a história acima:
Paciente procura ambulatório de ginecologia do HUCAM e deseja iniciar Anticoncepcional Hormonal Oral, ela deverá ser orientada a utilizar outros métodos que não o anticoncepcional oral, se na história ela possui um dos seguintes fatores:
Na correção cirúrgica de hérnias incisionais, qual dos fatores abaixo parece ser mais predisponente na formação de seroma pós-operatório:
Compartilhar