Quanto à avaliação materna e fetal durante o trabalho de parto, é correto afirmar.
A
A internação da parturiente está indicada quando houver contração uterina regular a cada 6-8 minutos e dilatação cervical acima de 2 cm.
B
No primeiro período do parto, os sinais vitais maternos devem ser verificados a cada 4 horas.
C
Avaliação fetal através da ausculta de batimentos cardíacos deve ser realizada idealmente longe das contrações, sendo que a presença de bradicardia por mais de 5 minutos indica sofrimento fetal.
D
É indicada a monitorização com cardiotocografia na presença de eliminação de líquido tinto de mecônio durante o trabalho de parto.
E
As características da contratilidade uterina e perviedade do trajeto cervical devem ser avaliadas quando ocorre progressão da dilatação cervical menor que 1 cm/hora.
Outras questões
Em relação à asfixia perinatal, é CORRETO afirmar:
Paciente de 40 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com dor lombar direita, iniciada há 24 horas, de forte intensidade, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao exame físico, ela apresenta sinal de Giordano positivo. A temperatura está normal. Exames laboratoriais revelam sumário de urina com hematúria microscópica e leucograma normal (8.000/mm³). Além disso, tomografia revela cálculo ureteral de 8 mm no ureter terminal, associado com dilatação ureteral e piélica de leve para moderada. A conduta inicial mais adequada é:
Indique o par craniano responsável pela inervação da elevação da pálpebra:
Menino de 6 anos chega à emergência com quadro de claudicação importante, dor à mobilização da perna direita que surgiu após uma partida de futebol na escola. No momento não há outros sintomas constitucionais. No entanto, há 1 semana atrás, esteve gripado com febre, tosse e rinorreia clara. Você resolve colher um hemograma, VHS e um US de quadril. Todos apresentam resultados normais. De acordo com a história e os dados laboratoriais, trata-se de: