Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Quanto à avaliação materna e fetal durante o trabalho de parto, é correto afirmar.

A
A internação da parturiente está indicada quando houver contração uterina regular a cada 6-8 minutos e dilatação cervical acima de 2 cm.
B
No primeiro período do parto, os sinais vitais maternos devem ser verificados a cada 4 horas.
C
Avaliação fetal através da ausculta de batimentos cardíacos deve ser realizada idealmente longe das contrações, sendo que a presença de bradicardia por mais de 5 minutos indica sofrimento fetal.
D
É indicada a monitorização com cardiotocografia na presença de eliminação de líquido tinto de mecônio durante o trabalho de parto.
E
As características da contratilidade uterina e perviedade do trajeto cervical devem ser avaliadas quando ocorre progressão da dilatação cervical menor que 1 cm/hora.
Uma criança foi internada na enfermaria de pediatria por apresentar petéquias e equimoses em várias partes do corpo. O diagnóstico inicial foi de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI). Com relação a esta doença, todas as afirmativas abaixo estão corretas exceto uma:
Um lactente de 4 meses foi atendido no ambulatório de pediatria e após ser examinado foi diagnosticado hérnia inguinal. Com relação a esta patologia, todas afirmativas estão corretas, exceto:
Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:
Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:
Compartilhar