Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Quanto à avaliação materna e fetal durante o trabalho de parto, é correto afirmar.

A
A internação da parturiente está indicada quando houver contração uterina regular a cada 6-8 minutos e dilatação cervical acima de 2 cm.
B
No primeiro período do parto, os sinais vitais maternos devem ser verificados a cada 4 horas.
C
Avaliação fetal através da ausculta de batimentos cardíacos deve ser realizada idealmente longe das contrações, sendo que a presença de bradicardia por mais de 5 minutos indica sofrimento fetal.
D
É indicada a monitorização com cardiotocografia na presença de eliminação de líquido tinto de mecônio durante o trabalho de parto.
E
As características da contratilidade uterina e perviedade do trajeto cervical devem ser avaliadas quando ocorre progressão da dilatação cervical menor que 1 cm/hora.
Menino de 5 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com frequência respiratória de 62 irpm, frequência cardíaca de 128 bpm, agitado, com cianose de extremidades, tiragem intercostal e supraesternal, sibilos audíveis sem estetoscópio e saturação de oxigênio de 82% na oximetria de pulso (em ar ambiente). Nos últimos 12 meses teve uma internação por asma, com necessidade de ventilação invasiva, e três visitas a serviços de emergência por crises de asma recorrentes. Faz uso de corticoide em aerossol diário. Mora em área de invasão, não frequenta escola e a renda familiar mensal é de meio salário mínimo. Considerando os dados apresentados, quantos são os fatores de risco para que esse paciente seja considerado um caso de asma grave, com risco de morte?
É causa de Hipernatremia:
Em relação à rubéola, indique a alternativa incorreta.
Num lactente de 4 meses, sexo masculino, com história de febre baixa há 2 dias, olhos avermelhados e hiporexia. Há 7h iniciou com choro intenso acompanhado de vômitos e irritabilidade. Apresenta-se pálido, irritado, afebril, olhos encovados e com discreta hiperemia conjuntival, saliva escassa, FC: 160 bpm, FR: 50 rpm, abdome distendido e com aumento dos ruídos hidroaéreos. Ao toque retal observa-se a presença de muco sanguinolento. Qual(is) a(s) conduta(s) mais apropriada(s)?
Compartilhar