Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiopediatria

Quanto à cetoacidose, marque a alternativa correta.

A
No diabetes tipo 1, no estágio de resistência à insulina, a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose.
B
A cetoacidose tem como principais fatores precipitantes: infecção, omissão da aplicação de insulina, abuso alimentar, uso de medicações hiperglicemiantes e ocorrências graves, como AVC, infarto ou trauma.
C
A cetoacidose manifesta-se com sintomas neuroglicopênicos, como fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, podendo levar à coma e convulsão.
D
No diabetes tipo 2, a cetoacidose é comum, pois a deficiência de insulina é relativa.
E
A cetoacidose antecede a cetose e pode ser manejada em casa, desde que o paciente esteja habituado com o automonitoramento da glicemia.
Um casal procura o serviço de planejamento familiar, pois não desejam mais filhos. Ambos têm 30 anos, saudáveis, com 2 filhos do sexo masculino, partos cesáreos, de 11 e 7 anos. A mulher tem antecedente de câncer de mama (avó paterna) e é fumante de 2 a 3 cigarros ao dia. Qual das alternativas abaixo é correta?
Os raios ultravioleta agridem:
No acolhimento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), chegou uma mulher de 47 anos, trêmula, com tontura, sudorética, com palidez perioral, náusea e sensação de urgência evacuatória. Apresenta taquicardia e taquipneia, porém, o restante dos sinais vitais está sem alteração. O diagnóstico mais provável é ansiedade. Diante do caso a conduta médica deve ser: I . encaminhar o paciente ao psiquiatra. II . prescrever tratamento farmacológico inicial. III . solicitar exames para tranquilizar a paciente. IV . avaliar a correlação dos sintomas como desencadeante para o quadro clínico. Quais estão corretas?
A decisão sobre a realização de um exame diagnóstico está diretamente ligada às hipóteses diagnósticas para um determinado paciente: sintomas, sinais e fatores de risco específicos aumentam ou diminuem a probabilidade de identificar uma doença ou agravo. Dessa maneira, pode-se afirmar que:
Compartilhar