Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Quanto à cirrose hepática, assinale a OPÇÃO CORRETA.

A
No diagnóstico diferencial de ascite, o gradiente de albumina soro-ascite menor que 1,1 sugere presença de hipertensão portal.
B
A perionite bacteriana espontânea é definida por neutrófilos de líquido ascítico (LA) acima de 250 céls/mm3 e cultura bacteriana positiva para 2 ou mais bactérias.
C
A encefalopatia hepática caracteriza-se por alterações do estado mental e/ou do comportamento, presença de asterixis e alterações do ciclo sono vigília em paciente cirrótico.
D
O tratamento da encefalopatia hepática engloba dieta rica em proteína animal, restrição de sal e uso de laxantes irritantes.
E
Na vigência de hemorragia digestiva alta varicosa, apenas a escleroterapia endoscópica é indicada como tratamento emergencial.
Um homem de 25 anos de idade procurou a unidade de emergência devido a importante redução da diurese. No exame físico, constatou-se pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg e durante a inspiração profunda verificou-se que a pressão arterial sistólica era igual a 95 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm, turgência jugular a 45° (com aumento da pressão venosa central - PVC - durante a inspiração), ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas e ruído sistólico semelhante a “ranger de couro novo” em borda external esquerda baixa, sem sopros, pulmões limpos, edemas de membros inferiores (+1/+4), com diurese de 24 horas igual a 80 mL. Resultados de exames laboratoriais: creatinina plasmática = 4,8 mg/dL, ureia plasmática = 110 mg/dL, sódio urinário = 80 mEq/L, osmolalidade urinária = 298 mOsm/kg, fração excretada de sódio (FENa) = 2,3%, potássio plasmático = 5,1 mEq/L. Foi solicitada a realização de eletrocardiograma (ECG) convencional. Considerando as informações apresentadas, julgue o item. Ondas T achatadas e alargadas, depressão do segmento ST e ondas U proeminentes são exemplos de achados eletrocardiográficos que devem estar presentes de forma isolada ou associada no ECG do paciente em questão.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. Em pacientes com diagnóstico de artrite gotosa, que estão no período intercrítico, o principal efeito adverso decorrente do uso de alopurinol (um inibidor de xantina oxidase) é a precipitação de um ataque agudo de gota.
Julgue o item a seguir, relativo à anatomia pélvica e à fisiologia da menstruação. A fase folicular de um ciclo menstrual padrão se inicia nos últimos dias da fase lútea do ciclo precedente até a liberação do folículo maduro por ocasião do fenômeno ovulatório.
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A síndrome de Savage é caracterizada por amenorreia primária de causa ovariana em decorrência da deficiência de receptores para o hormônio folículo estimulante (FSH).
Compartilhar