Quanto à cirrose hepática, assinale a OPÇÃO CORRETA.
A
No diagnóstico diferencial de ascite, o gradiente de albumina soro-ascite menor que 1,1 sugere presença de hipertensão portal.
B
A perionite bacteriana espontânea é definida por neutrófilos de líquido ascítico (LA) acima de 250 céls/mm3 e cultura bacteriana positiva para 2 ou mais bactérias.
C
A encefalopatia hepática caracteriza-se por alterações do estado mental e/ou do comportamento, presença de asterixis e alterações do ciclo sono vigília em paciente cirrótico.
D
O tratamento da encefalopatia hepática engloba dieta rica em proteína animal, restrição de sal e uso de laxantes irritantes.
E
Na vigência de hemorragia digestiva alta varicosa, apenas a escleroterapia endoscópica é indicada como tratamento emergencial.
Outras questões
No que se refere ao partograma e ao diagnóstico dos partos distócicos, podemos afirmar:
I - o partograma é considerado um instrumento que reduz os riscos de morte perinatal e incidência de trabalho de parto prolongado.
II - a fase ativa prolongada manifesta-se com dilatação progressiva, porém lenta demais, com velocidade inferior a 1 cm por hora, ultrapassando facilmente a linha de alerta e podendo atingir a linha de ação.
III - a parada secundária da dilatação caracteriza-se pela persistência da mesma dilatação, evidenciada por dois toques consecutivos com intervalo de 2 horas, e também pode atingir as linhas de alerta e de ação.
Qual a alternativa correta?
Adolescente negro comparece ao setor de emergência de um hospital geral, acompanhado pela mãe, com queixas de “cansaço e sensação de fraqueza nos músculos”. Informa que alguns dias antes apresentou manchas vermelhas, principalmente nos braços e nas pernas, precedidas por intensa ruborização de ambas hemifaces. Tais manifestações não determinaram sintoma algum e desapareceram espontaneamente. Informa também ser portador de uma hemopatia crônica. Ao exame físico, são bem evidentes palidez da mucosa conjuntival e escleróticas ictéricas.
A partir exclusivamente de tais informações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: principal hipótese diagnóstica da doença ocorrida anteriormente à consulta, agente etiológico dessa referida doença e principal hipótese para as manifestações correntes que motivaram a consulta.
Recém-nascido com 6h de vida, mãe diabética, nascido de parto cesáreo, a termo, foi entubado e ventilado com pressão positiva em sala de parto. Apresenta crise convulsiva, sendo realizada avaliação da glicemia, igual a 50 mg/dl. Qual a causa mais provável da crise convulsiva apresentada?
Criança nascida a termo, com 10 semanas de vida, apresenta hemoglobina de 9,2 g/dl e VCM de 92 fl. A causa mais provável é: