Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Quanto à fisiologia da tireoide e o controle metabólico que exerce no organismo é INCORRETO afirmar:

A
A triiodotironina é biologicamente mais ativa que a tetraiodotironina.
B
Entre outras ações, a tiroxina promove a maturação do sistema nervoso nos recém nascidos.
C
Existe conversão periférica de triiodotironina em tetraiodotironina.
D
A tireoide produz tanto a tetraiodotironina quanto a triiodotironina.
Um menino de 7 anos e 2 meses consulta com queixas de dor de garganta, dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar de 38,9°C; rash cutâneo não pruriginoso, principalmente em tronco, membros superiores e face, poupando a região perioral; tonsilas palatinas recobertas por exsudato branco-amarelado e intensa hiperemia orofaríngea e no dorso da língua; adenomegalias dolorosas em cadeia cervical D. e submandibular. Tal quadro tem evolução de mais de 48 horas. A prescrição recomendada pelo Ministério da Saúde nessa situação é:
Indique o escore de Apgar para um recém-nascido, que no primeiro minuto de vida, apresentou respiração irregular (choro fraco), frequência cardíaca > 100, extremidades cianóticas (corpo róseo), discreta flexão de extremidades e tosse ao estímulo (irritabilidade reflexa):
Adenocarcinoma é o tumor maligno mais frequente no rim. O local mais frequente de metástases é:
Um paciente de 70 anos de idade, com insuficiência hepática compensada, pesando 65 kg, foi operado de uma hérnia inguinal, sob anestesia local. O anestésico disponível é a lidocaína 2% com vasoconstritor. O paciente é monitorizado e recebe 5 mg de midrazolan para sedação. O cirurgião infiltra a região inguinal usando 20 ml do anestésico e, 5 minutos após, o paciente apresenta tremores musculares, náuseas, hipotensão, bradicardia e torna-se confuso. Qual deve ser a conduta do cirurgião?
Compartilhar