Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Pneumologia

Neurologia

Cirurgia Vascular

Cirurgia do Trauma

Quanto a generalidades e conceitos em cirurgia torácica, assinale a alternativa correta.

A
O empiema pleural é definido com presença de pus em cavidade neoformada, dividido em duas fases evolutivas: a fase fibrinopurulenta e a de organização. O conceito do tratamento consiste em salvar a vida, remover o empiema, reexpandir o pulmão, obliterar o espaço pleural, restabelecer a mobilidade diafragmática e a da parede torácica e reduzir a permanência hospitalar.
B
O pneumotórax é definido como a presença ou o acúmulo de ar na cavidade pleural, dividido entre espontâneo, não espontâneo e crônico. O pneumotórax não espontâneo ou traumático é consequência exclusiva de trauma torácico aberto, sendo, historicamente, a primeira doença pleural reconhecida. O tratamento do pneumotórax, em geral, é a drenagem pleural.
C
Grande parte das apresentações sobre tumores e massas mediastinais anteriores dissemina o conceito segundo o qual essas doenças são entidades muito raras. Atrás desse conceito impreciso, porém histórico, está um conhecimento precário da anatomia desse compartimento. São tumores muito sintomáticos desde suas fases iniciais, com sintomas compressivos severos de fácil diagnóstico. Têm como representantes as doenças tímicas, o bócio mergulhante e o aneurisma de aorta torácica descendente.
D
As estenoses traqueais podem ter várias etiopatogenias, como a intubação traqueal, os tumores benignos e malignos, o traumatismo aberto ou fechado, as iatrogênicas, as infecciosas inespecíficas ou específicas, entre outras. A realização de traqueostomia evita formação de estenose traqueal e é um método eficaz e seguro para evitá-la.
E
O câncer de pulmão frequentemente é identificado pela radiografia do tórax como um nódulo pulmonar solitário, uma massa pulmonar ou hilar, uma evolução não esperada de uma pneumonia ou como derrame pleural. No arsenal diagnóstico, a realização de tomografia computadorizada, a cintilografia NeoSPECT, a tomografia por emissão de pósitrons e a broncoscopia são úteis para o diagnóstico.
A doença ocupacional cuja característica anatomo-patológica é a granulomatose tipo sarcoide é:
Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
São exemplos de técnicas de reparo de hérnia inguinal com tensão:
Compartilhar