Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto à recuperação de criança desnutrida, assinalar a alternativa INCORRETA.

A
Na fase de manutenção, deve-se fornecer dieta com cerca de 160 kcal/kg/dia, podendo-se chegar a 200 kcal/kg/dia, e com 3 a 5 g/kg/dia de proteína.
B
Na fase aguda, devem-se evitar o excesso de sódio e a sobrecarga hídrica durante a hidratação, não administrando o soro de reidratação oral padrão recomendado pela OMS.
C
Antibioticoterapia deve ser realizada rotineiramente.
D
É necessário o uso de dietas especiais como fórmulas sem lactose ou hidrolisados proteicos.
E
As deficiências de vitamina A, de zinco e de ferro estão, frequentemente, associadas à desnutrição.
Em relação à litíase biliar, é correto afirmar:
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor à descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Um presidiário de Alcaçuz alvejado pela polícia, numa tentativa de fuga, é levado ao hospital. A única lesão que ele apresenta é um ferimento, por arma de fogo, na coxa direita, com importante hematoma. Durante a exploração cirúrgica, detecta-se destruição de 4 cm da artéria femural superficial. A conduta cirúrgica mais adequada para esse paciente é desbridamento da lesão aliado a:
Paciente de 20 anos, sexo masculino, assintomático, procura o médico do PSF, pois realizou exames de triagem sorológica, os quais apresentaram os seguintes resultados: Anti-HBsAg positivo; Anti-HBc IgG e IgM negativos; HBsAg negativo; VDRL reagente 1:128 e FTA-ABs reagente. Não sabe informar sobre seu passado vacinal. O diagnóstico mais provável para o caso é:
Compartilhar