Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Otorrinolaringologia

Quanto á rinossinusite no adulto é correto afirmar que:

A
a dor na palpação dos seios da face é sinal patognomônimo de rinossinusite aguda
B
a radiografia de seios de face tem um papel importante no diagnóstico
C
a quantidade e a coloração da secreção nasal não diferenciam o quadro viral do bacteriano
D
a presença de drenagem pós-nasal tem alto valor diagnóstico, quando o tempo de duração dos sintomas é menor que sete dias
E
a azitromicina é o tratamento de escolha inicial
Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Dando continuidade à sua apresentação, você fala da combinação entre dieta, acloridria, gastrite atrófica e proliferação bacteriana como determinante para o aparecimento do adenocarcinoma gástrico. Na descrição da fisiopatologia você relembra que a ação bacteriana, neste ambiente, promove:
Dependendo da rapidez da queda da concentração plasmática do sódio, hiponatremia pode causar convulsões e coma. Hiponatremia é classificada como severa quando:
Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?
Qual das seguintes drogas pode causar trombocitopenia sintomática?
Compartilhar