Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Otorrinolaringologia

Quanto á rinossinusite no adulto é correto afirmar que:

A
a dor na palpação dos seios da face é sinal patognomônimo de rinossinusite aguda
B
a radiografia de seios de face tem um papel importante no diagnóstico
C
a quantidade e a coloração da secreção nasal não diferenciam o quadro viral do bacteriano
D
a presença de drenagem pós-nasal tem alto valor diagnóstico, quando o tempo de duração dos sintomas é menor que sete dias
E
a azitromicina é o tratamento de escolha inicial
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Buftalmo, epífora e edema de córnea (aspecto esbranquiçado) são sinais clínicos relacionados com:
Paciente, de 59 anos, do sexo masculino, assintomático, com PSA total de 5,6ng/ml. Ao toque retal, constata-se próstata fibroadenomatosa pesando 20 g. Realizou biópsia obtendo-se 12 fragmentos. O resultado foi adenocarcinoma acinar usual em dois fragmentos da base à direita e um fragmento do ápice à direita. Baseado nestas informações, escolha a opção que reflete o estadiamento TNM desse paciente:
Uma mulher de 57 anos de idade, portadora de litíase biliar diagnosticada há 12 anos por ultrassonografia abdominal, tem antecedentes de três episódios sugestivos de colecistite aguda tratados clinicamente. Não tem outras comorbidades. Submetida à ultrassonografia abdominal há cerca de duas semanas, em decorrência de novo quadro de dor abdominal em cólica, o exame mostrou, além de vários cálculos pequenos no interior da vesícula, placas opacificando os contornos da parede, sugerindo "vesícula em porcelana". Qual a conduta mais indicada nesse caso?
Compartilhar