Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Quanto à síndrome aguda do HIV, é CORRETO afirmar:

A
<P>Acomete, apenas, 10% dos indivíduos que se infectam com HIV.</P>
B
Há clara relação entre a intensidade dos sintomas agudos e a gravidade da evolução subsequente da doença.
C
Não há relato de infecções oportunistas nessa fase da doença.
D
Febre, linfadenopatia, ulcerações cutaneomucosas e mielopatias são manifestações clínicas descritas.
O paciente com tórax instável e respiração paradoxal decorrente de fratura de múltiplos arcos costais em dois ou mais lugares, por trauma fechado, deve ser tratado com:
Homem de 45 anos é trazido ao Pronto-Socorro alcoolizado, vomitando, em mau estado geral e com fala pastosa. Após ser medicado com glicose a 50% e Metoclopramida EV, passou a apresentar piora do nível de consciência, ataxia e oftalmoplegia. A respeito desse caso, provavelmente o agravamento deveu-se a:
Adolescente de 15 anos procura médico com queixa de amenorreia há 4 meses. Refere perda de 20 kg ( peso anterior de 60 kg ) no último ano, após iniciar regime alimentar. Apesar da perda de peso, acha que ainda precisa perder ‘’mais uns quilinhos’’ para chegar ao seu peso ideal. A respeito desse caso podemos afirmar que:
Mulher de 33 anos é trazida ao Pronto Socorro pelo marido com agitação psicomotora há doze horas. O marido relata que ela tem estado muito irritada há dois dias por acreditar que vem sendo traída. Conta que sempre foi uma pessoa normal e que nunca chegou a ficar da maneira que se encontra agora (chegou a jogar objetos domésticos, como pratos e copos, pela janela). Por fim relata estarem passando por uma crise no casamento. A paciente diz ter certeza da traição pelo fato do marido ter passado a chegar todo dia mais cedo em casa. A melhor conduta inicial, neste caso, seria:
Compartilhar