Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Quanto à transfusão com concentrado de plaquetas, é correto afirmar.

A
Uma unidade de concentrado de plaquetas eleva a contagem de plaquetas de 30 a 60×109/L.
B
A filtração e a leucorredução das plaquetas são utilizadas para prevenir a transmissão do citomegalovírus por transfusão em pacientes imunossuprimidos.
C
Está indicada como profilaxia para pacientes com contagem de plaquetas inferior a 30 x 109/L associada à hipoplasia megacariocítica transitória.
D
Os concentrados de plaquetas filtrados e leucurreduzidos são utilizados para prevenir a doença do enxerto contra hospedeiro em pacientes imunossuprimidos.
E
A irradiação de plaquetas é indicada para prevenir reação transfusional febril não-hemolítica em pacientes politransfundidos.
Na laringoscopia de pacientes com secção do nervo laríngeo recorrente bilateral espera-se encontrar:
Assinale a afirmação incorreta, com relação à Doença Hemorroidária:
Principais indicações para que o tratamento cirúrgico das hérnias inguinocrurais seja realizado por videocirurgia:
Considerando-se a frequência de neonatos que precisam de algum procedimento de reanimação e a rapidez com que tais manobras devam ser iniciadas , é correto afirmar que: I- A reversão da hipóxia, acidose e bradicardia depende basicamente da insuflação adequada dos pulmões com ar ou oxigênio. II- O balão autoinflável utilizado na reanimação neonatal não deve exceder 1000ml e estar conectado à fonte de oxigênio regulada a 10l/min. III- As indicações de Ventilação por pressão positiva (VPP) com balão e máscara incluem: apneia ou gasping, hérnia diafragmática, cianose persistente ou FC menor que 100bpm. IV- A inserção da sonda orogástrica deve ser realizada após VPP prolongada e serve para diminuir a distensão gástrica e evitar broncoaspiração. V- Na VPP, quando não se observa movimento torácico adequado, sempre devemos trocar o balão por de maior capacidade, assim como o tamanho da máscara. As afirmativas corretas são:
Compartilhar