Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Quanto à transfusão com concentrado de plaquetas, é correto afirmar.

A
Uma unidade de concentrado de plaquetas eleva a contagem de plaquetas de 30 a 60×109/L.
B
A filtração e a leucorredução das plaquetas são utilizadas para prevenir a transmissão do citomegalovírus por transfusão em pacientes imunossuprimidos.
C
Está indicada como profilaxia para pacientes com contagem de plaquetas inferior a 30 x 109/L associada à hipoplasia megacariocítica transitória.
D
Os concentrados de plaquetas filtrados e leucurreduzidos são utilizados para prevenir a doença do enxerto contra hospedeiro em pacientes imunossuprimidos.
E
A irradiação de plaquetas é indicada para prevenir reação transfusional febril não-hemolítica em pacientes politransfundidos.
A cirurgia endócrina vídeo-assistida, defendida por Paolo Miccoli, tem sua indicação mais precisa em casos de:
Um paciente de 42 anos tem nódulo tireoideano de 4 cm com linfadenomegalia regional. Dentre as opções abaixo, a que NÃO é considerada fator de alto risco para câncer de tireoide bem diferenciado é:
Os parâmetros da estática fetal que podem ser avaliados na realização das manobras de palpação do abdome (manobras de Leopold-Zweiffel) de uma paciente grávida com 33 semanas são:
Criança de sete anos apresenta, há três dias, febre acompanhada de tosse, sem esforço respiratório e estado geral conservado. A radiografia de tórax evidencia pneumonia lobar (LID) e derrame pleural homolateral. A punção pleural evidencia líquido citrino, proteína = 4 g/dl, LHD = 500 UI/L, glicose = 55 mg/dl, pH = 7,5 e bacterioscopia negativa. Segundo o Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, a conduta correta será:
Compartilhar