Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Quanto à transfusão com concentrado de plaquetas, é correto afirmar.

A
Uma unidade de concentrado de plaquetas eleva a contagem de plaquetas de 30 a 60×109/L.
B
A filtração e a leucorredução das plaquetas são utilizadas para prevenir a transmissão do citomegalovírus por transfusão em pacientes imunossuprimidos.
C
Está indicada como profilaxia para pacientes com contagem de plaquetas inferior a 30 x 109/L associada à hipoplasia megacariocítica transitória.
D
Os concentrados de plaquetas filtrados e leucurreduzidos são utilizados para prevenir a doença do enxerto contra hospedeiro em pacientes imunossuprimidos.
E
A irradiação de plaquetas é indicada para prevenir reação transfusional febril não-hemolítica em pacientes politransfundidos.
São vasculites cutâneas de pequeno vaso, exceto:
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
A causa mais importante de mortalidade no pós-operatório de cirurgia de aneurisma de aorta é:
Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:
Compartilhar