Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Quanto à transmissão dos parasitas intestinais é INCORRETO:

A
Necator americanus: somente se adquire por via percutânea.
B
Ancylostoma duodenale: pode ser adquirido por via oral.
C
Strongyloides stercoralis: ocorre penetração ativa de larvas filarioides na pele.
D
Tricocephalus trichiurus: a infecção ocorre pela ingestão de ovos embrionados.
E
Tenia solium: a infecção ocorre pela ingestão de larvas e ovos.
Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:
Qual a limitação do método do Capurro para a determinação da idade gestacional do recém-nascido?
Homem de 56 anos consultou por quadro de dor intermitente de baixa intensidade no hipocôndrio direito, que aliviava com analgésicos, iniciado há 1 ano. Fazia uso de anti-hipertensivos e de hipoglicemiante oral. Nas últimas 24 horas, o paciente passou a apresentar febre, e a dor tornou-se contínua, fixa no hipocôndrio direito com irradiação para as costas. A avaliação laboratorial revelou glicemia de 250 mg/dl, hemograma com leucócitos de 15.000/mm³ (10% de bastonados) e bilirrubina direta de 0,8 mg/dl. A ultrassonografia abdominal mostrou cálculo de 2 cm na vesícula biliar com espessamento e gás em sua parede. Diante deste quadro, qual o diagnóstico mais provável e qual o tratamento mais indicado?
Compartilhar