Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Quanto à transmissibilidade da ascaridíase, sabe-se que:

A
os vermes atingem a maturidade cerca de 6 meses após a ingestão dos ovos embrionados de A. lumbricoides.
B
a doença é transmissível enquanto houver no intestino do indivíduo infectado fêmeas fecundadas de A. lumbricoides.
C
os vermes adultos vivem em geral de 2 a 3 anos.
D
a fêmea do A. lumbricoides pode produzir até cerca de 10.000 ovos por dia.
E
em condições favoráveis, os ovos embrionados permanecem vivos no solo até quatro semanas.
Durante a fase lútea do ciclo menstrual, o aspecto histológico do endométrio é caracterizado como:
Menino de 15 meses de idade foi trazido à consulta por quadro de resfriado comum. Os pais expressaram preocupação em relação ao desenvolvimento do filho por ainda não apresentar marcha independente. O menino vinha realizando consultas de puericultura de rotina e, ao exame físico, não foram constatadas quaisquer alterações. Os demais marcos do desenvolvimento eram adequados para a faixa etária. Diante deste quadro, que conduta deve ser adotada?
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais frequente no período neonatal. Qual a situação abaixo é considerada fator de risco para este distúrbio metabólico?
Compartilhar