Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Quanto ao câncer de próstata, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Mais de 95% dos cânceres de próstata são do tipo adenocarcinoma, surgindo de estruturas acinares.
B
Histologicamente, o câncer de próstata pode ser identificado à necropsia em 75% dos homens com mais de 80 anos, existindo portando, grande discrepância entre a presença microscópica da doença e a doença clinicamente significativa.
C
O PSA é uma protease serina presente no sêmen pós-ejaculação, constituindo-se o melhor marcador tumoral existente nos dias atuais, visto seu aumento só ocorrer na presença de câncer prostático.
D
A prostatectomia radical é mais comumente feita via retropúbica aberta, embora também seja realizada por via perineal, via laparoscópica e com auxílio da robótica.
E
Na prevenção deste tipo de câncer, o toque retal ainda se faz mandatório, juntamente com aferição do PSA sérico.
Uma adolescente de 12 anos apresenta um nódulo na pálpebra inferior pela segunda vez no mês. Respondeu adequadamente ao tratamento com antibiótico oral no episódio anterior, e agora o nódulo não tem eritema ou enduração. Não há febre, alteração visual ou alteração conjuntival. A conduta mais adequada é:
Mariana chega à consulta com queixa ocular de embaçamento visual progressivo e dor leve no olho direito, apresentando ao exame hiperemia da conjuntiva mais intensa em volta da córnea (perilimbar), ausência de secreção e pupila miótica. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o diagnóstico:
Escolar de 9 anos, sexo feminino, é atendida no serviço de atendimento de emergência com queixa de edema e hiperemia palpebral, dor local, hiperemia conjuntival e limitação da motilidade do olho direito há 4 dias. A mãe refere que, há cerca de duas semanas, apresentou infecção de vias aéreas superiores. Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico para esse caso.
Defeitos da parede abdominal anterior é uma condição cirúrgica neonatal relativamente frequente em cirurgia pediátrica, sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar