Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Quanto ao derrame pleural por embolia pulmonar todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A
podem ser transudativos e exsudativos
B
podem ter aspecto hemorrágico
C
dispneia inexplicada é o principal sintoma associado
D
a presença de derrame pleural na embolia pulmonar muda o tratamento e o prognóstico destes pacientes, sendo mandatório o uso de trombolítico
E
se houver aumento do derrame pleural em vigência de tratamento, a possibilidade de embolia pulmonar recorrente deve ser considerada
Adolescente de 15 anos, sexo feminino, procura ambulatório com história de ter sido vítima de abuso sexual há 48 horas. Houve intercurso anal e vaginal, sem a utilização de preservativo pelo agressor. A mãe não sabe da caderneta de vacinação e não lembra a data da última vacina. Exames complementares revelam: Anti HAV IgG reagente e IgM não reagente. HbsAg não reagente e antiHBs reagente com baixa titulação.Qual a conduta mais apropriada para profilaxia antiretrovíral e hepatites?
Paciente portador de Encefalopatia Crônica não-evolutiva. Apresentou há 2 semanas, crise convulsiva tônica, afebril, com duração aproximada de 2 minutos. Novo episódio há 1d, novamente sem febre. Sobre o diagnóstico e conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.
Cibele, 40 anos, portadora de insuficiência mitral secundária a prolapso, procurou serviço médico com queixa de febre e odinofagia há 3 dias. O exame físico demonstrou estalido mesosistólico em área mitral e discreta hiperemia de orofaringe. A melhor conduta é:
Quando, na Síndrome de Cushing, houver alcalose hipocalêmica importante, a causa da síndrome deve ser:
Compartilhar