Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Quanto ao derrame pleural por embolia pulmonar todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A
podem ser transudativos e exsudativos
B
podem ter aspecto hemorrágico
C
dispneia inexplicada é o principal sintoma associado
D
a presença de derrame pleural na embolia pulmonar muda o tratamento e o prognóstico destes pacientes, sendo mandatório o uso de trombolítico
E
se houver aumento do derrame pleural em vigência de tratamento, a possibilidade de embolia pulmonar recorrente deve ser considerada
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pálpulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes. O tratamento dessa doença deve obedecer a dois ciclos com intervalo de uma semana entre eles.
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatoide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito. Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir. Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropriadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. As linfadenomegalias são bastante comuns em crianças, mas a adenomegalia auricular posterior, epitroclear ou supraclavicular devem ser encaradas como anormais.
Compartilhar