Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Quanto ao derrame pleural por embolia pulmonar todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A
podem ser transudativos e exsudativos
B
podem ter aspecto hemorrágico
C
dispneia inexplicada é o principal sintoma associado
D
a presença de derrame pleural na embolia pulmonar muda o tratamento e o prognóstico destes pacientes, sendo mandatório o uso de trombolítico
E
se houver aumento do derrame pleural em vigência de tratamento, a possibilidade de embolia pulmonar recorrente deve ser considerada
Um paciente de 65 anos diagnosticado recentemente com atrite reumatoide consulta por anemia de 6 meses de evolução. O hemograma mostra um Hb: 8.5 g/dl; VCM: 68 l; leucócitos 7.250; plaquetas: 230.000/mm3; ferro 32mcg/dl (N 50-150); ferritina: 500 ng/dl (N 20-250). Qual poderia ser a hipótese MAIS apropriada para esta anemia?
Uma das associações mais claras em epidemiologia é a relação causal entre tabagismo e câncer de pulmão - o risco relativo de desenvolvimento de câncer de pulmão em um tabagista é de 20 vezes maior. A estimativa de incidência para o ano de 2008 de neoplasias de traqueia, brônquios e pulmão, no Brasil, é de 17.810 homens, a uma taxa bruta de 18,86 a cada 100.000, e 9460 mulheres, a uma taxa bruta de 9,72/100.000. É a segunda neoplasia mais comum em homens e a quarta em mulheres. Com base nesses dados, pode-se afirmar que:
Em Pediatria, o ritmo mais frequentemente encontrado na parada cardiorrespiratória é:
Homem, 70 anos, residente em uma pensão, foi levado ao médico da unidade básica de saúde. Nos últimos meses ele “cismou” que a sua comida estava envenenada, passando a ingerir apenas alimentos congelados ou enlatados. Negava humor deprimido, alterações do sono e apetite, dificuldades de memória e concentração, bem como alucinações. Cuidava de suas finanças e realizava suas atividades diárias sem dificuldade. Exceto pela grave perda auditiva, os exames físico e neurológico não apresentavam alterações. O mini exame do estado mental foi compatível com a escolaridade. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar