Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Quanto ao diabetes gestacional, podemos afirmar:

A
pode ser diagnosticado em torno da 16ª semana de gestação.
B
é mais comum em pacientes primigestas.
C
não ocorre em outras gestações.
D
HPL (Hormônio Lactogênico Placentário) é o mais responsável pelo efeito diabetogênico da gravidez.
E
em gestantes com diabetes méllitus prévia à gestação, esta pode acarretar malformações fetais com frequência 06 a 07 vezes maior que na população em geral.
Menino de 9 meses de idade, sem história de doença respiratória, foi trazido à emergência por febre iniciada há 48 horas (entre 38° e 38,4°C), coriza e tosse produtiva. A mãe informou que, embora a criança apresentasse leve inapetência, vinha aceitando bem o leite materno. Ao exame físico, o paciente encontrava-se em bom estado geral, eutrófico, corado, acianótico e com coriza. A temperatura axilar era de 38,1°C, e a frequência respiratória, de 40 mm, sem uso de musculatura acessória. A otoscopia revelou discreta hiperemia bilateral das membranas timpânicas, sem abaulamento; a oroscopia, hipertrofia e hiperemia das tonsilas palatinas; e a ausculta respiratória, murmúrio vesicular uniformemente distribuído com múltiplos ruídos de transmissão. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Criança de 8 meses de idade, em tratamento com dose alta de ranitidina por doença do refluxo gastroesofágico, vinha apresentando vômitos de repetição e baixo ganho ponderal. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Todos os parâmetros clínicos abaixo são considerados preditores de ruptura de Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), exceto um. Assinale-o:
Em relação aos métodos contraceptivos hormonais, assinale a assertiva correta:
Compartilhar