Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Quanto ao diabetes Mellitus tipo 1, assinale a afirmativa INCORRETA:

A
na maioria das vezes resulta da destruição autoimune das células beta pancreáticas
B
os anticorpos anti-ilhotas, anti-insulina e anti-GAD podem estar presentes antes das manifestações clínica
C
é sempre dependente do tratamento com insulina
D
a concordância para diabetes em gêmeos idênticos é de quase 100%, sugerindo portanto, componente genético importante
E
pode surgir em qualquer idade, porém é mais frequente antes 30 anos
Escolar de 12 anos inicia com quadro de mal-estar, tosse seca, dor de garganta, cefaleia e febre. Duas semanas após, procura o médico por agravamento da tosse que é persistente, muito intensa, em paroxismos, com escarro mucoide. Ao exame físico, auscultam-se alguns roncos nas bases. O exame radiológico de tórax mostra broncopneumonia intersticial. O agente mais provável para esse quadro é:
No cuidado pré-hospitalar das queimaduras é correto fazer:
Em relação aos cuidados pós-operatórios de um paciente submetido à Revascularização do Miocárdio: 1 - as causas mais comuns de baixo débito cardíaco são isquemia miocárdica, hipovolemia, alterações do ritmo e frequência cardíaca, disfunção miocárdica e tamponamento cardíaco. 2 - Uma diminuição da contração atrial de até 25% não influencia no débito cardíaco. 3 - O balão de contrapulsação aórtica está indicado quando os pacientes demonstram uma profunda disfunção miocárdica e que não respondem ao tratamento com drogas vasoativas. 4 - Quando existe tamponamento cardíaco a radiografia demonstra alargamento importante do mediastino associado aos sinais de baixo débito cardíaco. Assinale a resposta correta.
Quais os resultados da Revascularização do Miocárdio (RVM) em mulheres e em pacientes com insuficiência renal? ( ) nos dados do National Cardiovascular Network, a mortalidade hospitalar foi semelhante em relação aos homens. ( ) as mulheres tiveram menos complicações pós-operatórias que os homens. ( ) o sexo feminino é um fator de risco para a morbidade e mortalidade após RVM. ( ) nos pacientes com insuficiência renal crônica dependentes de hemodiálise, a RVM demonstrou resultados equivalentes a ACTP. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar