Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Quanto ao diabetes Mellitus tipo 1, assinale a afirmativa INCORRETA:

A
na maioria das vezes resulta da destruição autoimune das células beta pancreáticas
B
os anticorpos anti-ilhotas, anti-insulina e anti-GAD podem estar presentes antes das manifestações clínica
C
é sempre dependente do tratamento com insulina
D
a concordância para diabetes em gêmeos idênticos é de quase 100%, sugerindo portanto, componente genético importante
E
pode surgir em qualquer idade, porém é mais frequente antes 30 anos
Um recém-nascido no quinto minuto de vida foi avaliado clinicamente com cianose de extremidades, frequência cardíaca de 130 bpm, espirros ao ser aspirado pelas narinas, choro débil e discreta flexão de extremidades. De acordo com o boletim de APGAR, que nota esse recém-nascido deverá receber no quinto minuto de vida?
Paciente gestante de 33 anos, com dor de início recente no quadril esquerdo, apresentando osteopenia difusa da cabeça e do colo femoral à esquerda na radiografia da bacia e alterações à Ressonância Magnética características de hipossinal em T1 e hiperssinal difuso em T2. Qual é o diagnóstico mais provável?
Na execução de um curativo, sobre a ferida, segundo as regras clássicas:
Homem de 47 anos, portador de cirrose alcoólica, dá entrada em setor de emergência com quadro de oligúria, aumento do volume abdominal e edema ascendente de MMII até a raiz da coxa e região sacral. Seu exame físico revela icterícia de escleróticas +/4, ascite tensa e edema de MMII 4+/4. Exames laboratoriais mostram leucograma normal, plaquetas = 59.000/ mm³, ureia = 90 mg%, creatinina = 1,8 mg%, bilirrubina = 3,0 mg%, INR = 2,2 e albumina = 2,5 g%. É realizada paracentese, e análise do líquido ascítico mostra celularidade = 650 células com 80% PMN e proteína total = 0,9 g% (albumina = 0,5 g%). EAS mostra cilindros hialinos, pH = 6,0, ausência de proteínas e hemácias e sódio de 9 mEq/I. Frente ao quadro clínico acima, a medida terapêutica que não está indicada, é:
Compartilhar