Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Quanto ao diagnóstico das doenças do colágeno, é CORRETO afirmar:

A
Altos títulos do FAN (Fator Antinuclear) estão sempre associados à intensa atividade das doenças do colágeno.
B
A presença do Ac Anti-Scl-70 tem valor preditivo positivo de 95% para o diagnóstico da esclerodermia.
C
A Doença de Raynaud associa-se, na maior parte dos casos, à presença do Ac Anticentrômero.
D
O achado do Fator Reumatoide em títulos altos é patognomônico da artrite reumatoide juvenil.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue os itens a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenofrênico pode ser feita sem hemostasia, pois, geralmente, esse ligamento é avascular.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
Compartilhar