Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Quanto ao diagnóstico das doenças do colágeno, é CORRETO afirmar:

A
Altos títulos do FAN (Fator Antinuclear) estão sempre associados à intensa atividade das doenças do colágeno.
B
A presença do Ac Anti-Scl-70 tem valor preditivo positivo de 95% para o diagnóstico da esclerodermia.
C
A Doença de Raynaud associa-se, na maior parte dos casos, à presença do Ac Anticentrômero.
D
O achado do Fator Reumatoide em títulos altos é patognomônico da artrite reumatoide juvenil.
Em relação às hérnias da região inguinofemoral, pode-se afirmar que:
O diabete melito é uma patologia de elevada morbi-mortalidade associada. A prevenção da patologia e suas complicações pode ser efetuada na atenção básica. É considerada prevenção primária:
Existem inúmeras intervenções protetoras vasculares e renais de benefício comprovado. Entre elas destacam-se: I - adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e cessação do tabagismo. II - prática de atividade física regular e controle da pressão arterial. III - manejo das dislipidemias e uso profilático de alguns fármacos. Quais estão corretas?
Uma paciente de 32 anos queixa-se de ansiedade, tremores, palpitações e dor na região cervical. Segundo informa, o quadro iniciou-se duas semanas após um episódio compatível com uma virose respiratória. Ao exame físico, a paciente apresenta-se taquicárdica, com mãos quentes e úmidas, além de sentir dor à palpação da tireoide seus exames revelam um TSH ultrassensível suprimido ( < 0,003 UI) e dosagens de T3 e T4 muito elevadas. A velocidade de hemossedimentação é muito elevada ( 100 mm primeira hora). A captação de iodo radioativo revela-se muito reduzida, e a dosagem de tireoglobulina sérica é elevada. Qual é o diagnóstico que se impõe como correto?
Compartilhar