Quanto ao diagnóstico de atraso do crescimento, podemos afirmar:
A
A baixa ingesta calórica exibe queda do perímetro cefálico antes da queda do percentil de peso.
B
No hipotireoidismo ocorre redução do crescimento da estatura com preservação do crescimento do peso.
C
No início da lactância a causa predominante de atraso do crescimento são as doenças cardiovasculares.
D
É causa de atraso do crescimento por taxa metabólica elevada a negligência à criança pelos responsáveis.
E
Na infecção pelo vírus de imunodeficiência humano não ocorre retardo no crescimento.
Outras questões
A cicatrização das feridas apresenta três fases importantes. Na evolução cronológica destas fases há o aparecimento de diferentes tipos de células na ferida durante a cicatrização. Qual das respostas abaixo correlaciona corretamente a fase com o número de determinada célula?
Um homem diabético insulinodependente procura seu consultório devido à anemia microcítica e hipocrômica, com saturação da transferrina e ferritina baixas. Dentre os inúmeros exames que portava, destacam-se a presença de anticorpos contra endomíseo, gliadina e peroxidase da tireoide.
Dentre as citadas, a melhor conduta para definição diagnóstica seria:
Um homem com 68 anos de idade, hipertenso há 20 e diabético há 4 anos, sofre acidente com água fervendo que compromete 8 % de sua superfície corporal e atinge a epiderme e a derme profunda, com formação de bolhas hemorrágicas. Assinale a conduta mais adequada.
Em consulta pré-natal, o obstetra solicita a paciente com idade gestacional de 36 semanas e diagnóstico de doença hipertensiva específica de gestação, o exame de cardiotocografia basal para análise da vitalidade fetal. Com base nos parâmetros analisados do exame, o feto foi classificado como ativo. Esses parâmetros, que constituem o índice cardiotocográfico, são: