Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto ao diagnóstico de atraso do crescimento, podemos afirmar:

A
A baixa ingesta calórica exibe queda do perímetro cefálico antes da queda do percentil de peso.
B
No hipotireoidismo ocorre redução do crescimento da estatura com preservação do crescimento do peso.
C
No início da lactância a causa predominante de atraso do crescimento são as doenças cardiovasculares.
D
É causa de atraso do crescimento por taxa metabólica elevada a negligência à criança pelos responsáveis.
E
Na infecção pelo vírus de imunodeficiência humano não ocorre retardo no crescimento.
Paciente de 18 anos procura ginecologista referindo ciclos menstruais de 2 em 2 meses, hirsutismo discreto na face e mastalgia. O exame ginecológico pélvico se encontra normal. Dosagens de gonadotrofinas hipofisárias apresentam-se aumentadas. Ultrassonografia mostra ovários discretamente aumentados com presença de inúmeros cistos em sua superfície. Em relação ao provável tratamento desta paciente, qual das drogas abaixo não é utilizada?
Mulher de 22 anos de idade procura ginecologista apresentando turvação visual, concomitante oligomenorreia e galactorreia. Dosagem de prolactina de 105ng/ml. Exame de mama com presença de leite à expressão, ausência de nódulos. Exame ginecológico normal. Dos exames abaixo, qual seria importante para o diagnóstico?
Um recém nascido de 7 dias é trazido pela mãe à consulta de caso novo. Ela conta que o pai está com tuberculose “ativa” e que iniciou tratamento há 1 semana. Dormem em um quarto único. O RN nasceu no interior de São Paulo e não tomou nenhuma vacina na maternidade. A medida mais eficaz para protegê-lo da tuberculose é:
Em uma doente com icterícia obstrutiva secundária, a coledocolitíase evolui com febre e confusão mental. Qual conduta apresenta maior possibilidade de sucesso terapêutico?
Compartilhar