Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Quanto ao estadiamento do câncer de ovário com linfonodo inguinal comprometido tem-se estágio?

A
IIb.
B
IIc.
C
IIIc.
D
IIIb.
E
IV.
Lactente de 8 meses não ganha peso adequadamente, alimentação inadequada e com pobre aceitação. Apresenta períodos de febre sem foco infeccioso aparente e parece ter dor, mas mãe não sabe onde. Ao exame, mostra-se irritado, chora ao manuseio, com apatia e irritação nos intervalos do choro. Hemograma: Hb=10, Ht=30, forma hemática normal. Leucócitos: 15000 sem desvios. Plaquetas normais. EQU: 20 leucócitos por campo, nitrito positivo, 10 hemácias. Urocultura com crescimento de E. coli > 100.000 UFC. Com o diagnóstico de infecção urinária, qual a conduta mais adequada?
Mulher, 67 anos, com parestesia noturna na mão esquerda. As manobras de Phalen e Tinel são positivas. O tratamento inicial é:
Na sala de parto, cerca de 10% dos recém-nascidos necessitam de alguma manobra de reanimação. Destes, 10% evoluem para procedimento de intubação endotraqueal. As recomendações do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam intubação quando há:
Ao atender um neonato na sala de parto você passa uma sonda nasogástrica nº8, e aspira 45 ml. de conteúdo bilioso. Nas primeiras horas de vida observa progressiva distensão abdominal. O RX de abdome mostra uma imagem de “dupla bolha”. A hipótese diagnóstica mais provável é de:
Compartilhar