Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto ao monitoramento do crescimento da criança, assinale a opção correta:

A
A Organização Mundial da Saúde recomenda a medição da prega cutânea para criança até 1(um) ano, dada a dificuldade de estabelecer-se o índice de Massa Corporal.
B
A utilização do índice peso/idade é adequada para crianças até um ano de idade, após, recomenda-se o uso dos índices altura/idade e peso/altura.
C
O diagnóstico de desnutrição deve sempre ser feito com, pelo menos, a dosagem de albumina sérica (deficiência proteica).
D
A antropometria é amplamente utilizada, mas não consegue estabelecer parâmetros adequados para a aferição do estado nutricional da criança.
E
A desnutrição é fruto de uma problemática apenas biológica: portanto, é necessário profunda investigação clinicolaboratorial para o tratamento adequado.
No paciente politraumatizado, que ao ser atendido no serviço de emergência apresenta trauma torácico com escoriações e equimoses extensas no HTE, evidência de fraturas de arcos costais ao exame e ausência de MV neste lado, cianose, sudorese, palidez e dispneia intensa, qual a conduta apropriada?
Com relação ao linfoma gástrico primário, é correto afirmar:
Criança com 2 anos e cinco meses chega ao Pronto-Socorro de Pediatria. Mãe relata que há 15 dias iniciou com tosse e coriza hialina. Há 3 dias iniciou com febre e piora da tosse, que se intensificava à noite. Refere também obstrução nasal e crostas em narinas pela manhã. Ao exame a criança mantinha-se em bom estado geral, eupneica com ausculta pulmonar normal. Oroscopia mostrava discreta hiperemia de orofaringe e gotejamento retronasal de secreção amarelada. Mãe negava passado de asma. Peso: 13kg. Qual a conduta mais adequada?
Juliano, vítima de trauma torácico, apresenta fratura de 4 arcos costais e é levado ao pronto-socorro. Ao exame está estável,corado, eupneico com frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 90bpm. À ausculta pulmonar tem murmúrio vesicular normal bilateralmente. O radiografia de tórax evidencia um mínimo pneumotórax em ápice de pulmão direito. Os pais de Juliano, preocupados, decidem levá-lo para São Paulo de avião. Qual a medida mais apropriada para o caso?
Compartilhar