Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto ao monitoramento do crescimento da criança, assinale a opção correta:

A
A Organização Mundial da Saúde recomenda a medição da prega cutânea para criança até 1(um) ano, dada a dificuldade de estabelecer-se o índice de Massa Corporal.
B
A utilização do índice peso/idade é adequada para crianças até um ano de idade, após, recomenda-se o uso dos índices altura/idade e peso/altura.
C
O diagnóstico de desnutrição deve sempre ser feito com, pelo menos, a dosagem de albumina sérica (deficiência proteica).
D
A antropometria é amplamente utilizada, mas não consegue estabelecer parâmetros adequados para a aferição do estado nutricional da criança.
E
A desnutrição é fruto de uma problemática apenas biológica: portanto, é necessário profunda investigação clinicolaboratorial para o tratamento adequado.
Em relação ao transtorno bipolar, considerar as assertivas abaixo: I - Os pacientes podem apresentar sintomas de depressão; na anamnese, no entanto, pode ser encontrada evidência de episodia maníaco prévio II - Hipomania refere-se a um período mais longo de sintomas maníacos e é critério freqüentemente utilizado para caracterizar a maior gravidade dos sintomas III - Fatores predisponentes para comportamento suicida incluem história familiar de suicídio, abuso de álcool e alto nível de pessimismo ou agressividade É(são) correta(s) :
São procedimentos considerados de alto risco na recomendação de profilaxia da endorcardite infecciosa, exceto:
Você está de plantão e, ao entrar na enfermaria, se depara com uma criança inconsciente, sem respiração e sem pulso. O que fazer?
Paciente de 24 anos, gestante de 20 semanas, em uso de sulfato ferroso, foi encaminhada ao hematologista para investigação de anemia microcítica e hipocrômica, com RDW (índice de variabilidade dos glóbulos vermelhos) normal, mas que apresenta diminuição gradativa de hemoglobina e do hematócrito apesar da reposição de ferro. Apresenta ferritina normal, mas não trouxe dosagem do ferro sérico. Qual o diagnóstico possível e conduta adequada?
Compartilhar