Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Quanto ao teste tuberculínico na tuberculose é correto afirmar:

A
Este teste baseia-se no fenômeno da hipersensibilidade aos componentes celulares do Mycobacterium tuberculosis
B
Os resultados deste teste não são alterados pela reação cruzada com antígenos de outras micobactérias, que não o Mycobacterium tuberculosis
C
A repetição de testes tuberculínicos, em curto espaço de tempo, não amplifica as reações aos testes subsequentes
D
Todas as alternativas anteriores estão corretas
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Anormalidades sonográficas, como sinal da “dupla bolha”, polidrâmnio duodenal, clinodactlia do quinto dedo e pielectasia, sugerem o diagnósticos de:
Dos itens abaixo em relação à falha do controle radioterápico dos tumores, assinale a alternativa CORRETA:
Pré-escolar de 5 anos apresenta baixo ganho ponderoestatural, pneumonias de repetição, diarreia crônica e pólipos nasais. Este quadro é sugestivo de:
Você, médico, está andando na praia e encontra uma criança de, aproximadamente, 5 anos, desacordada na beira do mar. Ela está cianótica, respiração agônica, secreção abundante em boca, sem pulsos. Olha ao redor e percebe que está sozinho. No caso descrito você encontrou um colega seu que estava por perto e que o ajudou até o SAMU chegar. O médico da equipe do SAMU não conseguiu entubar o paciente e usou uma máscara laríngea. O paciente continuou sem pulso e em parada cardíaca; mesmo após as ventilações e compressões torácicas conseguiram um acesso intraósseo (IO) para a administração de medicação. Responda, respectivamente: qual a relação compressão/ ventilação usada por você e seu colega; a relação compressão/ventilação utilizada com o paciente, usando a máscara laríngea, qual a droga de primeira escolha a ser utilizada e a dose pela via IO?
Compartilhar