Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Pneumologia

Quanto ao tratamento da asma, é CORRETO afirmar:

A
A aminofilina EV é mais efetiva que os agentes beta-agonistas inalatórios para tratamento dos episódios de exacerbação da asma.
B
Os antibióticos devem ser usados, rotineiramente, no tratamento da exacerbação da asma.
C
Os agentes mucolíticos (acetilcisteína e iodeto de potássio) devem ser evitados, pois podem piorar a tosse.
D
Montelukaste, um novo agente beta-agonista, deve ser utilizado nas formas graves refratárias ao uso do corticoide EV.
A cirurgia de Sistrunk é utilizada no tratamento de:
Lactente de seis meses, portador de trissomia do cromossomo 21, apresenta história de cansaço às mamadas, infecções respiratórias de repetição, baixo ganho pondo-estatural, além de sudorese acentuada. Ao exame físico, apresenta-se acianótica, com B2 hiperfonética e desdobrada em foco pulmonar, além de sopro sistólico com regurgitação discreta em borda esternal esquerda baixa, e os pulsos arteriais normais. O ECG mostra o eixo de QRS a– 60º, além de sobrecarga bi ventricular. O diagnóstico mais provável desta criança é:
Uma paciente de 25 anos tem história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor no hipogástrico e na fossa ilíaca direita, associada a anorexia, episodios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Assinale a alternativa incorreta:
Um menino de dois anos de idade teve uma convulsão febril vem ao seu consultório um dia após ter sido atendido no serviço de emergência. Ele está afebril no momento, ativo. Sua mãe informa que ele está tomando antibióticos para uma otite diagnosticada na véspera. Ela deseja saber o que esperar no futuro a respeito de sua situação neurológica. Você diz para ela:
Compartilhar