Questões na prática

Cirurgia

Dermatologia

Cirurgia Geral

Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
A hipoalbuminemia retarda a cicatrização e associa-se com alterações da resposta imunológica, ocorrência de deiscência de anastomoses e aparecimento de fístulas.
B
A transferrina sérica é uma ß-globulina que apresenta uma resposta mais rápida às alterações nutricionais que a albumina, por isso, tem se mostrado estreitamente relacionada ao estado nutricional do paciente, ao seu prognóstico e à resposta ao tratamento nutricional.
C
O uso do tabaco reduz a tensão de oxigênio no sangue e no tecido subcutâneo das feridas, além de levar a uma hipóxia tecidual que perdura por alguns meses após a interrupção do hábito de fumar. Indivíduos fumantes têm propensão maior que os não fumantes a desenvolver úlceras periféricas de origem arterial e risco aumentado de necrose dos tecidos.
D
A glicose presente no açúcar do tipo “cristal” interage com o exsudato de uma ferida produzindo uma substância hiperosmolar que inibe o crescimento bacteriano. O açúcar cristal apresenta também efeito higroscópico que reduz o edema local, estimula os macrófagos e leva mais rapidamente à formação de tecido de granulação.
E
A remoção do tecido necrótico do leito de uma ferida constitui a última fase a ser considerada no planejamento inicial do tratamento de uma lesão. A sua presença ativa a cicatrização porque inibe o crescimento bacteriano e ativa a formação de tecido de granulação e a contração da lesão.
Um paciente de 65 anos, com IPSS de 25 é submetido a uma avaliação de próstata e durante a investigação ele retorna com os seguintes exames: Psa = 2,3 ng/ml. Creatinina= 3,5 (VN= 1,4). Urina I= 200 leucócitos por campo Urocultura= 100.000 col/ml de E. coli,. Ultrassom de vias urinárias: Hidronefrose moderada biladeral. Qual seria a sua conduta considerando que ao toque retal a próstata estava aumentada, aproximadamente 80 gramas, lisa indolor sem nódulos ou áreas endurecidas?
Homem, 28a, com sepse de origem abdominal, está em ventilação mecânica por meio de cânula orotraqueal. Após punção de veia jugular interna direita para introdução de cateter central, evoluiu com aumento da pressão intratorácica e saturação periférica de O ?= 70%, sem alterações hemodinâmicas. Ausculta pulmonar: ausência de murmúrio vesicular à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA E A CONDUTA SÃO:
Dentre as doenças do sono merece destaque a apneia obstrutiva do sono, por sua frequência, impacto na qualidade de vida e mortalidade associada. Assinale a alternativa verdadeira em relação à doença:
Homem de 60 anos procurou urologista com queixa de dificuldade miccional progressiva, caracterizado por jato urinário enfraquecido, resíduo vesical pós-micção e nictúria de 4 vezes. O exame físico demonstrou próstata aumentada de volume e fibroelástica. A ultrassonografia revelou próstata de 60 gramas e PSA de 2,8 ng/dl. Qual conduta deve ser tomada?
Compartilhar