Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:
A
A hipoalbuminemia retarda a cicatrização e associa-se com alterações da resposta imunológica, ocorrência de deiscência de anastomoses e aparecimento de fístulas.
B
A transferrina sérica é uma ß-globulina que apresenta uma resposta mais rápida às alterações nutricionais que a albumina, por isso, tem se mostrado estreitamente relacionada ao estado nutricional do paciente, ao seu prognóstico e à resposta ao tratamento nutricional.
C
O uso do tabaco reduz a tensão de oxigênio no sangue e no tecido subcutâneo das feridas, além de levar a uma hipóxia tecidual que perdura por alguns meses após a interrupção do hábito de fumar. Indivíduos fumantes têm propensão maior que os não fumantes a desenvolver úlceras periféricas de origem arterial e risco aumentado de necrose dos tecidos.
D
A glicose presente no açúcar do tipo “cristal” interage com o exsudato de uma ferida produzindo uma substância hiperosmolar que inibe o crescimento bacteriano. O açúcar cristal apresenta também efeito higroscópico que reduz o edema local, estimula os macrófagos e leva mais rapidamente à formação de tecido de granulação.
E
A remoção do tecido necrótico do leito de uma ferida constitui a última fase a ser considerada no planejamento inicial do tratamento de uma lesão. A sua presença ativa a cicatrização porque inibe o crescimento bacteriano e ativa a formação de tecido de granulação e a contração da lesão.
Outras questões
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Na síndrome compartimental aguda dos membros inferiores, o achado clínico inicial de maior sensibilidade para o diagnóstico é: