Questões na prática

Cirurgia

Dermatologia

Cirurgia Geral

Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
A hipoalbuminemia retarda a cicatrização e associa-se com alterações da resposta imunológica, ocorrência de deiscência de anastomoses e aparecimento de fístulas.
B
A transferrina sérica é uma ß-globulina que apresenta uma resposta mais rápida às alterações nutricionais que a albumina, por isso, tem se mostrado estreitamente relacionada ao estado nutricional do paciente, ao seu prognóstico e à resposta ao tratamento nutricional.
C
O uso do tabaco reduz a tensão de oxigênio no sangue e no tecido subcutâneo das feridas, além de levar a uma hipóxia tecidual que perdura por alguns meses após a interrupção do hábito de fumar. Indivíduos fumantes têm propensão maior que os não fumantes a desenvolver úlceras periféricas de origem arterial e risco aumentado de necrose dos tecidos.
D
A glicose presente no açúcar do tipo “cristal” interage com o exsudato de uma ferida produzindo uma substância hiperosmolar que inibe o crescimento bacteriano. O açúcar cristal apresenta também efeito higroscópico que reduz o edema local, estimula os macrófagos e leva mais rapidamente à formação de tecido de granulação.
E
A remoção do tecido necrótico do leito de uma ferida constitui a última fase a ser considerada no planejamento inicial do tratamento de uma lesão. A sua presença ativa a cicatrização porque inibe o crescimento bacteriano e ativa a formação de tecido de granulação e a contração da lesão.
Qual a melhor conduta para um caso de hanseníase dimorfa, baciloscopia 2+, com reação tipo I?
Mulher branca, com 34 anos de idade, procura ambulatório do SUS com queixa de fraqueza e palidez há três meses, chegando a desmaiar por duas vezes, alterações do apetite e no sono. Ao exame físico, apresentava mucosas descoradas e edema de membros inferiores até os joelhos. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica mormocítica, série branca normal e plaquetas normais. A creatinina era 1,7 mg %, ureia de 78 mg%, T4 livre e TSH normais, eletroforese de proteínas plasmáticas com albumina baixa e pico monoclonal na região da gama globulina. A proteinúria de 24 horas apresentou grade de cadeias leves de imunoglobulinas do tipo Kappa. Na elucidação diagnóstica do caso é fundamental pedir:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a alimentação do lactente:
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Sua principal hipótese para a disfunção renal detectada seria:
Compartilhar