Questões na prática

Cirurgia

Dermatologia

Cirurgia Geral

Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:

A
A hipoalbuminemia retarda a cicatrização e associa-se com alterações da resposta imunológica, ocorrência de deiscência de anastomoses e aparecimento de fístulas.
B
A transferrina sérica é uma ß-globulina que apresenta uma resposta mais rápida às alterações nutricionais que a albumina, por isso, tem se mostrado estreitamente relacionada ao estado nutricional do paciente, ao seu prognóstico e à resposta ao tratamento nutricional.
C
O uso do tabaco reduz a tensão de oxigênio no sangue e no tecido subcutâneo das feridas, além de levar a uma hipóxia tecidual que perdura por alguns meses após a interrupção do hábito de fumar. Indivíduos fumantes têm propensão maior que os não fumantes a desenvolver úlceras periféricas de origem arterial e risco aumentado de necrose dos tecidos.
D
A glicose presente no açúcar do tipo “cristal” interage com o exsudato de uma ferida produzindo uma substância hiperosmolar que inibe o crescimento bacteriano. O açúcar cristal apresenta também efeito higroscópico que reduz o edema local, estimula os macrófagos e leva mais rapidamente à formação de tecido de granulação.
E
A remoção do tecido necrótico do leito de uma ferida constitui a última fase a ser considerada no planejamento inicial do tratamento de uma lesão. A sua presença ativa a cicatrização porque inibe o crescimento bacteriano e ativa a formação de tecido de granulação e a contração da lesão.
Qual conduta deve ser adotada em recém-nascido de mãe com tuberculose pulmonar bacilífera?
Uma paciente de 45 anos, IMC: 38 Kg/m2, tabagista, é submetida a colecistectomia por acesso laparotômico, eletivamente. No dia seguinte está com febre (38,5ºC), mal-estar, com hipoventilação na base do hemitórax direito. A causa mais provável é:
Mulher, 45 anos, obesa, relata dor no hipocôndrio direito há 8 horas, tipo surda, e vômitos. O exame físico mostra dor e defesa no hipocôndrio direito, parada inspiratória à palpação profunda do referido local. O resultado do exame de sangue foi: leucocitose e elevação discreta da bilirrubina sérica e da transaminase. O exame mais útil para o diagnóstico é:
Posto de enfermagem solicita avaliação de um homem de 55 anos internado em enfermaria clínica. Referem que o mesmo apresentou rebaixamento súbito do nível de consciência. Durante o exame, observa-se que o paciente obedece a comandos para abrir e fechar os olhos, porém não apresenta quaisquer outros movimentos, nem mesmo com estímulo doloroso. Não fala nem emite sons. Estava de olhos abertos durante todo o tempo da avaliação médica. Qual a pontuação deste paciente segundo a Escala de Coma de Glasgow?
Compartilhar