Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Hepatologia

Quanto ao uso do TIPS, é CORRETO:

A
Não se indica o TIPS na proximidade do transplante hepático.
B
A contra-indicação clássica é a descompensação hepática funcional avançada.
C
Seu maior benefÍcio é a insuficiência cardíaca direita e doença hepática policística.
D
É criado um trajeto intra-parenquimatoso entre veia supra hepática e a porta.
Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Um lactente com passado de infecções pulmonares recorrentes, com crescimento deficiente, é levado a UPA por tosse e dificuldade na alimentação. A mãe informa que o menino tem “um defeito de nascença no coração”. Ao exame, encontra-se sudoréico, taquipneico, taquicárdico e apresenta sopro holossistólico na reborda esternal esquerda baixa. A cardiopatia congênita é :
Homem de 64 anos, portador de litíase renal sintomática, apresenta quadros recorrentes de cólica nefrética à direita. Antecedente pessoal: implante de válvula cardíaca metálica há 3 anos, em uso de anticoagulante oral. Tomografia de rins e vias urinárias: cálculo piélico à direita, de 1,5 cm com cerca de 1.500 HU, sem dilatação associada. A melhor opção para o tratamento definitivo é
Compartilhar