Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e III são corretas.
B
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas I e II são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Marque a alternativa CORRETA. Qual dessas condições é característica da eclâmpsia e não da pré-eclâmpsia?
Um enfermo com hipertensão arterial pulmonar primária, classe funcional II da NYHA, apresenta mínima redução daquela pressão após prova terapêutica aguda com adenosina endovenosa. Considerando os dados fornecidos a melhor opção terapêutica seria:
Paciente de 56 anos, sexo feminino, vem consultando no ambulatório do hospital por quadro de diarreia há 1 mês, dor abdominal epigástrica em queimação e emagrecimento. Foram solicitadas endoscopia digestiva alta e ecografia abdominal. A endoscopia mostrou duas úlceras gástricas em região antral e uma em região duodenal. A ecografia foi normal. Baseando-se na principal etiologia para este achado endoscópico, qual exame poderia especificar a causa do problema?
No “screening” da síndrome demencial utiliza-se, com frequência, o mini exame do estado mental. Quando de sua aplicação é solicitado ao paciente que repita, imediatamente, três palavras pronunciadas pelo examinador. Este teste objetiva a avaliação da memória:
Compartilhar