Quanto aos mecanismos de ação dos antibióticos, CORRELACIONE: 1 – betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas). 2 – aminoglicosídios (gentamicina). 3 – rifampicina. 4 – quinolonas (ciprofloxacino). 5 – sulfonamidas e trimetoprima. A - Inibição das ligações cruzadas. B - Inibe competitivamente as enzimas envolvidas nos dois passos da biossíntese do ácido fólico. C - Liga-se a subunidade 30S do ribossomo. D - Inibe a RNA polimerase dependente de DNA. E - Inibe a DNA girase (subunidade A) e a topoisomerase IV.
A
1B, 2D, 3C, 4A, 5E
B
1D, 2E, 3A, 4B, 5C
C
1A, 2C, 3D, 4E, 5B
D
1C, 2B, 3E, 4D, 5A
E
1C, 2A, 3B, 4C, 5D
Outras questões
Uma mulher com 43 anos de idade foi encaminhada ao ambulatório de especialidades pelo médico de família que a acompanha na Unidade Básica de Saúde. Consta, na guia de referência, que a paciente vem apresentando episódios de nefrolitíase de repetição. Na primeira e na segunda crise, foi diagnosticada, por meio de ultrassonografia das vias urinárias, a presença de cálculos na pelve direita, que mediam, respectivamente, 1 mm e 2 mm, e que foram expelidos. O último episódio (terceiro) aconteceu há cerca de 15 dias, sem que houvesse resolução espontânea do quadro nem alívio dos sintomas. O médico especialista que atendeu a paciente solicitou urotomografia, cujo resultado demonstrou a presença de cálculo renal direito, medindo 4 mm. Os exames solicitados mostraram: sódio = 137 mEq/L (valor de referência = 132 a 146 mEq/L); potássio = 3,8 mEq/L (valor de referência = 3,5 a 5,5 mEq/L); cálcio total = 12,4 mg/dL (valor de referência = 8,3 a 10,6 mg/dL); ácido úrico = 3,4 mg/dL (valor de referência = 2,6 a 6,0 mg/dL); creatinina = 0,8 mg/dL (valor de referência = 0,53 a 1,0 mg/dL). Diante do quadro clínico descrito acima, a conduta adequada é
Em algumas situações devem-se realizar cirurgias preventivas ao desenvolvimento de tumores malignos. Dentre as alternativas abaixo, pode-se afirmar que há relação da doença com o surgimento de tumores malignos, EXCETO em:
Sobre a oclusão arterial aguda, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação às afecções inguino-escrotais na infância, assinale a alternativa INCORRETA: