Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.

A
Somente 1 e 2 estão corretas
B
Somente 3 e 4 estão corretas
C
As afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
D
As afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas
E
As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
Paciente no curso da 33ª semana de gravidez, apresentando níveis tensionais elevados (150/105 mm Hg) acompanhado de sangramento transvaginal de coloração escura e de início abrupto, ausculta fetal duvidosa. O diagnóstico mais provável é:
Uma paciente de 78 anos, com pneumonia, foi internada devido a um quadro confusional agudo: agressividade alternada com lucidez, associada com déficit de atenção, alteração do ciclo sono-vigília, com delírios visuais noturnos. A paciente é portadora de bronquite crônica, segundo os familiares, e sem outras comorbidades. Podemos afirmar que se trata de:
Qual o sintoma mais comum na doença hemorroidária interna?
Paciente com 67 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido a dor e rigidez na musculatura da cintura escapular e pélvica de início há 30 dias, após o falecimento do marido. Nega sintomas relacionados ao aparelho cardíaco, pulmonar, urinário e gastrointestinal. Exames laboratoriais com discreta anemia normocítica normocrômica, VHS 98 mm, proteína C reativa ultrassensível 45,1 mg/L. Qual o provável diagnóstico dessa paciente?
Compartilhar