Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.

A
Somente 1 e 2 estão corretas
B
Somente 3 e 4 estão corretas
C
As afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
D
As afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas
E
As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
Uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, procura unidade de pronto atendimento relatando início súbito de forte dor em membro inferior direito. Exame físico revela taquicardia e palidez distal no joelho direito, com temperatura fria ao toque e ausência do pulso pedioso. Não há alterações ao exame do membro inferior esquerdo. Após fazer o diagnóstico de oclusão arterial aguda, qual dos exames abaixo deve ser solicitado para esclarecimento da causa desse evento?
Um paciente dá entrada no pronto-socorro com história de febre e dor lombar. Após 3 dias de antibioticoterapia, a febre persiste, associada a queda do estado geral. Uma ultrassonografia evidencia a presença de hidronefrose leve e cálculo ureteral distal do lado esquerdo. Nesse caso, a conduta indicada deve ser:
Uma mulher de 70 anos, sem doença crônica, que tem acompanhamento clínico periódico e com capacidade funcional normal, vai ser submetida a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Considerando-se o risco cardiovascular, ela
Paciente feminino, quatro anos de idade, cursando com respiração oral de suplência noturna há 8 meses, roncos, apneia do sono, bruxismo, sono agitado e enurese noturna, apresentando ainda problemas de aprendizagem escolar, déficit de atenção, sonolência diurna e prurido nasal com espirros. Ao exame físico, observou-se deformidade facial com protusão da arcada dentária superior, palato ogival, amígdalas palatinas grau 1, cornetos nasais inferiores hipocorados e aumentados de tamanho, linha de Denie Morgan e sulco transversal nasal. Com base neste caso, é incorreto afirmar:
Compartilhar