Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.

A
Somente 1 e 2 estão corretas
B
Somente 3 e 4 estão corretas
C
As afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas
D
As afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas
E
As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas
Paciente com história de traumatismo pós mergulho em local de pouca profundidade, com sinais de lesão medular. A fisiopatologia do choque neurogênico está relacionada principalmente com:
A causa mais provável de choque hipovolêmico em pacientes politraumatizado com TCE grave é:
Homem de 62 anos de idade, segue em acompanhamento de Insuficiência Cardíaca Congestiva classe funcional III (NYHA). Mantém-se sem descompensações há 1 ano. Do prontuário e informações colhidas junto ao paciente, nota-se o uso de algumas das medicações descritas nas alternativas. Assinale qual das seguintes drogas não altera a mortalidade dessa doença:
Homem veio ao consultório angustiado com exames laboratoriais de rotina realizados em outro serviço. Vê-se duas amostras distintas de glicemia de jejum: primeira = 121 mg/dL e a segunda = 112 mg/dL. Qual é a conduta a ser tomada?
Compartilhar