Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Quase ninguém sabia o nome verdadeiro do contínuo da firma, a quem chamavam de "Jeca Tatu", tamanha era a semelhança com o caboclo do conto "Urupês", de Monteiro Lobato. Na história, o "amarelão" do matuto magro e indolente se devia a uma doença tropical comum no campo, a ancilostomíase. A primeira escolha, para o tratamento dessa verminose, é uma dose oral única de:

Uma mulher, com 50 anos de idade e utilizando cumarínico, necessita de uma cirurgia em caráter de emergência. Qual a conduta adequada para neutralização imediata dos efeitos cumarínicos?
É CORRETO afirmar com relação às fraturas expostas:
Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:
RN a termo, parto sem intercorrência, com 3 meses de vida, em consulta de rotina se observa hipotonia (não sustenta o pescoço). Segundo a mãe, há duas semanas vem com dificuldade para sugar o seio materno, hepatomegalia ao exame físico. O médico residente suspeita de erro inato do metabolismo. Qual exame abaixo confirma o diagnóstico?
Compartilhar