Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Que afirmação está CORRETA com relação à síndrome de Lennox-Gastaut?

A
Crises de variados tipos, usualmente generalizadas tônico-clônica, atônica, ausência atípica.
B
O eletroencefalograma mostra < 3Hz ponta-onda.
C
Comprometimento das funções cognitivas na maioria dos casos.
D
Essa síndrome está associada com doenças ou disfunção do sistema nervoso central devido a uma variedade de causas, incluindo anormalidades do desenvolvimento, hipóxia perinatal, isquemia perinatal, trauma, infecção.
E
Todas as afirmações estão corretas.
Paciente do sexo masculino, 38 anos, pedreiro, casado, natural e procedente de Natal, é admitido em pronto-socorro queixando-se de dor abdominal difusa e febre alta, que se seguiu a sonolência. O acompanhante revela que o quadro se instalou nas últimas 48 horas e que o paciente é portador de cirrose hepática de etiologia alcoólica. Ao examiná-lo, o médico evidencia sonolência, miose, taquisfigmia, temperatura de 38 graus centígrados, torpor. Não há sinais de irritação meningo-radicular. A ausculta cardiopulmonar não acrescenta novos dados. O exame abdominal revela ascite tensa. A intervenção terapêutica correta para esse caso é:
Melhor opção terapêutica na hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago:
Um recém-nascido de termo, com peso de nascimento de 3.240 g, filho de pais consanguíneos, com pré-natal sem intercorrências, com sorologias negativas para HIV e sífilis, mas sem pesquisa de estreptococo do grupo B, nasce de parto vaginal, após 3 horas de rotura de membranas, com Apgar de 9 e 10 no primeiro e no quinto minutos de vida e é encaminhado ao alojamento conjunto. Evoluía bem quando, com 20 horas de vida, apresentou taquipneia e alteração de perfusão periférica. Realizados exames, o bicarbonato foi de 14, com CO2 baixo e pH 7,3. São hipóteses a serem consideradas:
Assinale a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Paciente adulto com sequela de osteomielite de fêmur recebeu diagnóstico de doença crônica. A presença de ____________ caracteriza uma osteomielite crônica.
Compartilhar