Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Que deficiência dos eletrólitos, abaixo, resulta em um hipoparatiroidismo transitório?

A
Magnésio.
B
Fósforo.
C
Potássio.
D
Zinco.
Você é chamado para atender um RN masculino, de termo, pequeno para idade gestacional, filho de mãe primigesta, tabagista, com pré natal sem intercorrências, APGAR 7/8, e que, com 4 horas de vida, em alojamento conjunto evolui com quadro de letargia, choro fraco e, 20 min após, uma crise convulsiva. O diagnóstico mais provável é:
Um paciente dá entrada em serviço de emergência onde você está de plantão com história de cefaleia iniciada há aproximadamente 20 dias; refere-se ainda a dificuldade de concentração e sonolência, nega febre. Relata ser portador de doença neuromuscular diagnosticada como Esclerose Lateral Amiotrófica. Você indica imediatamente uma gasometria arterial que mostra o seguinte resultado: pH = 7,35 PaO2 = 80 mmHg PaCO2 = 67 mmHg HCO3 = 34 BE = + 6 SaO2 = 97% Qual o tipo de insuficiência respiratória o paciente apresenta?
Diante de uma gestante que fez somente 2 consultas de pré-natal no primeiro trimestre da gestação e não havendo registro de qualquer tratamento realizado em suas anotações, considere as seguintes assertivas em relação ao recém-nascido: I- Se o VDRL materno, no momento do parto, for maior que 1:16, deve-se solicitar VDRL, FTA-ABs IgG e IgM, e análise do liquor, hemograma, RX de ossos longos, iniciando imediatamente o tratamento para sífilis congênita. II- Se o teste rápido para HIV for negativo, não se deve permitir a amamentação ao seio imediatamente após o nascimento. III- Se HBsAg for negativo, deve-se vacinar contra hepatite B e aplicar imunoglobulina da hepatite B em sítios musculares diferentes. Marque a alternativa correta.
A Síndrome de Kassabach-Merritt caracteriza-se por:
Compartilhar