Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Nefrologia

Cirurgia do Trauma

Que eletrólito é mais importante na reposição do grande queimado ? Referência: MARCONDES, E. Pediatria Básica - tomo II - São Paulo: Sarvier, 2003

A
Sódio
B
Potássio
C
Cálcio
D
Cloro
E
Magnésio
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Em relação à doença de Legg-Calvé-Perthes, é correto afirmar que:
Lactente de 18 meses foi atendido há dois dias na emergência com quadro de pneumonia, sendo liberado para tratamento domiciliar com amoxicilina, 50 mg/kg/dia que vinha sendo feito conforme as orientações adequadamente fornecidas. Voltou hoje, sem febre ainda tossindo como há dois dias atrás, com frequência respiratória de 51 ipm, apresentando também retração subcostal, qual a conduta a ser tomada:
Criança de sete anos de idade, com traumatismo de crânio após queda é admitida na emergência do Hospital Ferreira Machado com respirações irregulares e 4 pontos pela avaliação através da escala de coma de Glasgow. Qual deve ser a medida prioritária na abordagem deste paciente?
Compartilhar