Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?

A
Exercícios aeróbicos devem ser evitados.
B
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
C
Comer menos carne vermelha e aumentar a ingestão de carnes brancas, por ser rico em ômega 3,  principalmente peixe.
D
Iniciar body pump.
E
Manter o peso.
Lactente de 8 meses de vida em tratamento para otite média aguda com amoxacilina oral, apresenta uma crise convulsiva em vigência de febre, com duração menor de 15 segundos. Nesse caso, a orientação mais apropriada seria:
Lactente de 18 meses de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de ter apresentado episódio de cianose central súbita, tosse seca intensa e dispnéia progressiva enquanto assistia à televisão com a mãe e os dois irmãos.Todos estavam comendo pipoca no momento do incidente. Nega doenças ou comodidades na lactente. A radiografia de tórax solicitada pelo pediatra de plantão evidenciou imagem de hipotransparência de aspecto triangular na base do hemitórax direito. Baseado no quadro clínico e radiológico descrito, responda: qual o diagnóstico deste paciente?
Ao realizar estudo urodinâmico em pacientes com bexiga neurogênica e lesão medular torácica alta (acima de T6), deve-se ter cuidado ao se infundir o soro lentamente pelo risco de ocorrer:
Qual exame é considerado padrão-ouro para diagnóstico da rinossinusite crônica?
Compartilhar