Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido, 37 semanas de idade gestacional, peso de nascimento = 2570 g, com exame físico inicial normal, com 40 horas de vida, evoluiu com tremores, irritação e temperatura de 38°C. Fontanela normotensa. FR = 70 mpm. FC = 150 bpm. Urinou 3 vezes desde o nascimento e perdeu 9% do peso. Quer mamar a toda hora. Quais são as hipóteses diagnósticas mais prováveis?

A
Hipoglicemia, hipomagnesemia.
B
Hipocalcemia, hiperpotassemia.
C
Desidratação hipernatrêmica, sepse neonatal precoce.
D
Sepse neonatal tardia, acidose metabólica.
Os politraumatizados de acidente automobilístico com uso de cinto de segurança de 2 pontos têm mais risco de lesões de que órgãos?
Menina, 9 anos, apresenta retardo moderado do desenvolvimento psicomotor, crises tônicas generalizadas em sono, mioclonias multifocais em vigília e crises atônicas com queda súbita ao solo. Há história de sofrimento perinatal, Apgar 3 no primeiro minuto e 5 no quinto minuto. O EEG evidencia descargas generalizadas na forma de complexos ponta-onda a 2.0-2.5 Hz. Qual a provável síndrome epiléptica e qual a melhor opção terapêutica neste caso?
Em relação à triagem metabólica neonatal preconizada pelo Ministério da Saúde, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Todo RN deve ser rastreado para fenilcetonúria, hipotireoidismo e hemoglobinopatia. II. Como rotina, devem ser solicitados testes de triagem para fibrose cística, galactosemia e tirosinemia. III. A coleta de sangue para os testes deve ser feita a partir do primeiro dia de vida, até no máximo 3 meses de vida. Qual é a alternativa correta?
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, as variações do sódio constituem fator relevante para mediar a intensidade das alterações encontradas.
Compartilhar