Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido, 37 semanas de idade gestacional, peso de nascimento = 2570 g, com exame físico inicial normal, com 40 horas de vida, evoluiu com tremores, irritação e temperatura de 38°C. Fontanela normotensa. FR = 70 mpm. FC = 150 bpm. Urinou 3 vezes desde o nascimento e perdeu 9% do peso. Quer mamar a toda hora. Quais são as hipóteses diagnósticas mais prováveis?

A
Hipoglicemia, hipomagnesemia.
B
Hipocalcemia, hiperpotassemia.
C
Desidratação hipernatrêmica, sepse neonatal precoce.
D
Sepse neonatal tardia, acidose metabólica.
Considere um RN com 36 semanas de idade gestacional, nascido por cesariana eletiva, sem trabalho de parto. Apgar 8/9. Evoluiu com frequência respiratória entre 80-90 ipm e discreta tiragem intercostal. Foi colocado em CPAP nasal e manteve saturação de O2 > 90. Radiografia de tórax mostrando pulmões hiperinsuflados com congestão peri-hilar, espessamento da cisura do pulmão direito e inversão do ângulo costofrênico bilateral. Qual sua hipótese diagnóstica?
Assinale a alternativa correta.
José procurou o Centro de Saúde da Família com dor, de forte intensidade no primeiro dedo do pé esquerdo, após trauma contuso há 30 minutos. No exame físico foi evidenciado hematoma subungueal. Qual é a conduta mais adequada?
João Vitor, 1 ano, sofreu queimadura de espessura parcial em 1% de sua perna direita. O menino se queimou no fogareiro em que a família cozinha. Dr. Pablo estava realizando visita domiciliar por perto e foi chamado imediatamente. São condutas a serem tomadas por Pablo, exceto:
Compartilhar