Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo com peso de 4 kg, parto normal apresentou, ao nascimento, cianose central e FC =80 bpm. Iniciadas manobras de reanimação com VPP com 100% de oxigênio, houve melhora da frequência cardíaca (120 bpm) após 60 segundos. Porém, mantinha-se cianótico e com respiração irregular todas as vezes que o oxigênio era retirado, mantendo FC > 100 bpm. Após 5 minutos de tentativa de retirada do oxigênio, assinale a alternativa que indica a conduta correta.

A
Ministrar oxigênio inalatório.
B
Proceder a intubação traqueal.
C
Reiniciar VPP.
D
Instalar CPAP na sala de parto.
E
Cateterizar veia umbilical e infundir soro fisiológico.
Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:
Com relação às hérnias inguinais assinale a alternativa INCORRETA:
Atualmente existem vacinas conjugadas para quais agentes:
Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a conduta?
Compartilhar