Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo com peso de 4 kg, parto normal apresentou, ao nascimento, cianose central e FC =80 bpm. Iniciadas manobras de reanimação com VPP com 100% de oxigênio, houve melhora da frequência cardíaca (120 bpm) após 60 segundos. Porém, mantinha-se cianótico e com respiração irregular todas as vezes que o oxigênio era retirado, mantendo FC > 100 bpm. Após 5 minutos de tentativa de retirada do oxigênio, assinale a alternativa que indica a conduta correta.

A
Ministrar oxigênio inalatório.
B
Proceder a intubação traqueal.
C
Reiniciar VPP.
D
Instalar CPAP na sala de parto.
E
Cateterizar veia umbilical e infundir soro fisiológico.
Lactente com 8 meses é levado a unidade básica de saúde para atualização de seu cartão vacinal e fazer uma consulta. Período gestacional sem intercorrências, sorologias materna normais. Nasceu prematuro de 28 semanas e evoluiu com cianose e dificuldade respiratória. Foi intubado em sala de parto e transferido para a UTI neonatal. Feito diagnóstico de membrana hialina, recebeu surfactante e permaneceu em ventilação mecânica por um mês. Ainda recebeu diagnóstico de cardiopatia congênita e passou por correção cirúrgica aos três meses. Apresentou várias complicações infecciosas no pós-operatório, permanecendo internado até a idade de sete meses. Não recebeu nenhuma vacina durante o período de internação e nem após alta hospitalar, exceto a primeira dose de hepatite B e BCG. Ao exame físico não apresenta cicatriz vacinal. Considerando o caso apresentado, é CORRETO afirmar que:
LAPA, 62anos, com hérnia inguinal direita encarcerada, foi submetido à inguinotomia com constatação de divertículo de Meckel estrangulado com necrose de alça segmentar. Assinale a alternativa correta:
A principal causa de mortalidade pós-operatória, após correção cirúrgica de aneurisma de aorta abdominal é:
A síndrome caracterizada pela hemissecção medular, levando à perda da sensibilidade dolorosa e térmica contralateral e da função motora ipsilateral:
Compartilhar