Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, cuja a mãe apresentou descolamento prematuro de placenta, necessitou de ventilação com pressão positiva e massagem cardíaca na sala de parto. O peso estimado era de 3000g. Após 30 segundos de ventilação e massagem cardíaca, o neonato apresentava-se com freqüência cardíaca de 120 batimentos por minuto, ainda sem respiração espontânea, pálido e com pulsos finos. Qual a conduta mais adequada?

A
Administrar 60 mL de albumina a 5%, por via endovenosa
B
Administrar 0,5 mL de adrenalina a 1/10.000, por via endovenosa
C
Administrar 1,5 mL de adrenalina a 1/10.000, por via traqueal
D
Administrar 45 mL de sangue total extraído da placenta, por via endovenosa
E
Administrar 30 mL de soro fisiológico, por via endovenosa
São indicações absolutas para cirurgia de amidalectomia:
Paciente é encaminhado ao PS com hipótese diagnóstica de surto psicótico. A confirmação diagnóstica será dada pela presença característica de consciência:
Paciente com 34 anos de idade, diabético há 16 anos, tratado com hipoglicemiantes orais e que há três meses está apresentando calosidade plantar no pé esquerdo. Há uma semana notou saída de secreção purulenta nesta região, com odor fétido e sangramento esporádico. Ao exame físico observaram-se pulsos arteriais podálicos presentes e normais em ambos os membros inferiores e mal perfurante plantar em região da articulação metatarso-falangiana do hálux esquerdo, com saída de secreção purulenta. A provável etiologia desta lesão é:
Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontra-se confuso e hipotenso, e detecta-se leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e de transaminases. Com achado ultrassonográfico de dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é certo afirmar que:
Compartilhar