Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, cuja a mãe apresentou descolamento prematuro de placenta, necessitou de ventilação com pressão positiva e massagem cardíaca na sala de parto. O peso estimado era de 3000g. Após 30 segundos de ventilação e massagem cardíaca, o neonato apresentava-se com freqüência cardíaca de 120 batimentos por minuto, ainda sem respiração espontânea, pálido e com pulsos finos. Qual a conduta mais adequada?

A
Administrar 60 mL de albumina a 5%, por via endovenosa
B
Administrar 0,5 mL de adrenalina a 1/10.000, por via endovenosa
C
Administrar 1,5 mL de adrenalina a 1/10.000, por via traqueal
D
Administrar 45 mL de sangue total extraído da placenta, por via endovenosa
E
Administrar 30 mL de soro fisiológico, por via endovenosa
Quando um adolescente refere nunca ter recebido vacina DPT, DT ou dT, ou essa informação é impossível de ser obtida, a conduta mais adequada é:
Um paciente do sexo masculino, 75 anos de idade, previamente hígido, dá entrada no serviço de emergência do hospital. Está com dor abdominal tipo cólica, distensão abdominal marcante, ruídos intestinais metálicos, desidratado e com dor à palpação superficial de todo o abdome. Apresentou dois episódios de vômitos volumosos de odor fecaloide e relata que não evacua nem elimina gases há 3 dias. Nega cirurgias prévias. O exame radiológico de rotina mostra distensão das alças intestinais com múltiplos níveis hidroaéreos, sinais de “empilhamento de moedas” e haustrações intestinais visíveis, sem ar no reto. Das seguintes qual seria a causa MAIS PROVÁVEL para este quadro de obstrução intestinal?
Paciente com 10 anos chega à consulta de puericultura em uma nova UBS. Ao exame físico, nota-se uma face achatada, braquicefalia, mãos pequenas e dedos curtos, com prega palmar única, baixa estatura, hipotonia e retardo mental. Diante dessa síndrome clínica, constata-se que esse paciente apresenta uma elevada predisposição à neoplasia:
Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:
Compartilhar