Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Doença hemorrágica do recém-nascido por deficiência de vitamina K.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Síndrome do sangue deglutido.
D
Deficiência do fator VIII.
E
Deficiência do fator IX.
Qual é a causa mais comum de vertigem aguda em adultos?
Com relação ao mediastino, marque a alternativa CORRETA:
Paciente masculino, 74 anos, portador de hipertensão arterial, em uso de losartan 50 mg/dia, relata episódio de tontura ao levantar o tronco após amarrar os sapatos. O sintoma durou menos de 1 minuto. Refere episódios prévios semelhantes. Dê a principal hipótese diagnóstica e conduta:
Paciente masculino, de 64 anos, em consulta com o seu médico de família e comunidade, relata uma história progressiva de dificuldade miccional, com diminuição importante de força no jato urinário. Nega febre, calafrios, prostração e dor pélvica. Refere também episódio de retenção urinária aguda, há duas semanas, que necessitou de sondagem vesical. Ao toque, apresenta próstata aumentada, indolor, tensa e sem nódulos. Assinale a alternativa que contenha a melhor conduta a ser tomada pelo médico:
Compartilhar