Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Doença hemorrágica do recém-nascido por deficiência de vitamina K.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Síndrome do sangue deglutido.
D
Deficiência do fator VIII.
E
Deficiência do fator IX.
Sobre a colangite (infecção bacteriana dos ductos biliares), é correto afirmar:
Qual o diagnóstico mais provável e qual o exame complementar mais indicado no seguinte caso: Adolescente do sexo feminino, com história de febre e dor articular há 1 semana. Usou sulfametoxazol-trimetropim por 5 dias para tratar uma faringite aguda há 1 mês. Ao exame físico apresenta-se em bom estado geral, temperatura axilar de 38,5ºC, frequência cardíaca de 124 bpm, frequência respiratória de 22 rpm. Exantema macular, não pruriginoso, com círculo eritematoso circundando a pele normal. Ausculta cardíaca com bulhas rítmicas, normofonéticas, ausência de sopros. Joelho e tornozelo esquerdos com aumento de temperatura, volume e dor à movimentação ativa e passiva.
Mulher, 30 anos de idade, G3P2A0, com 40 semanas de gestação, progrediu no trabalho de parto de 6 cm para 7 cm de dilatação cervical em 2 horas. Ao toque: ODP em plano 0 de DeLee, que persiste desde o início do trabalho de parto. Dos seguintes episódios, o que melhor descreve o partograma dessa paciente é:
Paciente, dois anos de idade, é encaminhado ao ambulatório devido ao diagnóstico de tuberculose na tia paterna. A criança recebeu a vacina BCG ao nascer. Na investigação, foi solicitado raio X de tórax, que foi normal e PPD, cujo resultado foi de 3 mm. Com relação à interpretação do teste tuberculínico, é incorreto afirmar:
Compartilhar