Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?
A
Doença hemorrágica do recém-nascido por deficiência de vitamina K.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Síndrome do sangue deglutido.
D
Deficiência do fator VIII.
E
Deficiência do fator IX.
Outras questões
A protusão do divertículo de Meckel por um defeito na parede abdominal denomina-se hérnia de:
Paciente, 4 anos de idade, em tratamento para HIV, iniciou um quadro de tosse persistente há um mês, febre diária e inapetência.Tem histórico de a genitora ser também portadora do HIV em tratamento para BK. O RX de tórax mostra imagem de condensação em PD. Fez uso de amoxacilina com clavulonato potássico sem melhora clínica e radiologia. O PPD foi não reator. BAAR negativa em uma amostra. A melhor conduta, nesse caso, é:
Qual dos fatores abaixo é determinante para definir crise convulsiva febril de alto risco e indica investigação detalhada?
Escolar de 7 anos é levado ao Posto de Saúde por sua tia porque ela detectou que o menino tinha dificuldade de alfabetização. A avaliação clínica e laboratorial básica inicial não mostrou anormalidades. O neuropediatra não detectou qualquer sinal de doença neurológica. O EEG foi normal. Qual das alternativas abaixo apresenta o próximo passo mais adequado?