Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Doença hemorrágica do recém-nascido por deficiência de vitamina K.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Síndrome do sangue deglutido.
D
Deficiência do fator VIII.
E
Deficiência do fator IX.
Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:
Uma paciente é trazida pelo resgate ao pronto-socorro em parada cardiorrespiratória. São iniciadas compressões torácicas e ventilação com bolsa após intubação traqueal. A monitoração eletrocardiográfica mostrou ritmo de fibrilação ventricular. Realiza-se cardioversão elétrica com recuperação a ritmo sinusal, mas a paciente continua inconsciente. A medida terapêutica que pode melhorar o resultado neurológico de seu tratamento posterior é:
Com relação ao câncer gástrico assinale a afirmativa CORRETA:
Paciente com toxemia gravídica em uso de sulfato de magnésio iniciou quadro de depressão respiratória grave. Que conduta está indicada?
Compartilhar