Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, masculino, peso de nascimento de 3.200 gramas, mãe sem intercorrências durante a gestação. Nasceu em bom estado geral, choro forte, frequência cardíaca > 100 bpm, e não necessitou de manobras de reanimação. Na sala de parto, após os cuidados iniciais, o recém-nascido evoluiu com cianose e dificuldade respiratória que melhorava com o choro. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso.

A
Hérnia diafragmática congênita.
B
Enfisema lobar congênito.
C
Atresia de coanas bilateral.
D
Malformação adenamatoide cística.
E
Síndrome de Pierre Robin.
Qual das doenças exantemáticas abaixo é causa mais comum de convulsão febril:
Paciente com quadro de Anemia microcítica e dosagem de ferritina normal, têm provavelmente?
O desenvolvimento da retinopatia da prematuridade, importante causa de cegueira, está associado aos seguintes fatores de risco, EXCETO:
Homem de 53 anos com doença renal crônica, estágio final, secundário a Diabetes Mellitus tipo I. Encontra-­se em uma visita de seguimento. Ele submeteu-­se a revascularização do miocárdio há 02 anos. Exame físico normal, exceto pela presença de retinopatia diabética. Sua taxa de filtração glomerular estimada é de 25 ml/min/1,73 m². Qual das seguintes opções de tratamento é associado com a melhor chance de sobrevivência e melhor qualidade de vida neste cenário clínico?
Compartilhar