Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, nascido de parto normal, Apgar 8/9, não necessitou de manobras de reanimação. Apresentou desconforto respiratório sendo encaminhado para UTIN, com melhora do quadro nas primeiras horas de vida. Evoluiu com sangramento em locais de punção venosa, coto umbilical e intestinal. Mãe epilética em uso de fenitoína durante a gravidez. A hipótese diagnostica mais provável para o caso é:

A
Púrpura amegacariocítica congênita.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Hemofilia A.
D
Síndrome Hemorrágica do recém-nascido.
E
Tocotraumatismo.
Em 2007, o país vivenciou duas situações epidêmicas: a Febre Amarela, na região Centro Oeste, e a Dengue, na cidade do Rio de Janeiro. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, de abril de 2008, apresentava os seguintes dados sobre as duas doenças, relativos ao período de janeiro a março de 2008: Febre Amarela: 70 casos suspeitos notificados, 40 confirmados, entre os quais, 21 óbitos. Ocorrência em áreas silvestres da região Centro-Oeste (38) e Paraná (02). Dengue: 120.413 casos de dengue clássica notificados e 647 casos de dengue hemorrágica, com 48 óbitos. Casos distribuídos nacionalmente, com altas taxas de incidência nos Estados do Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Sobre esses eventos, é correto afirmar:
Paciente com história de diabete melito e vasculopatia periférica, apresenta lesão ulcerada na planta do pé. Frente à suspeita de osteomielite, qual o exame de maior acurácia diagnóstica?
Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:
Na screening das doenças da próstata,o exame de imagem de escolha é:
Compartilhar