Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, nascido de parto normal, Apgar 8/9, não necessitou de manobras de reanimação. Apresentou desconforto respiratório sendo encaminhado para UTIN, com melhora do quadro nas primeiras horas de vida. Evoluiu com sangramento em locais de punção venosa, coto umbilical e intestinal. Mãe epilética em uso de fenitoína durante a gravidez. A hipótese diagnostica mais provável para o caso é:

A
Púrpura amegacariocítica congênita.
B
Coagulação intravascular disseminada.
C
Hemofilia A.
D
Síndrome Hemorrágica do recém-nascido.
E
Tocotraumatismo.
O sinal de Prehn refere-se à (ao):
Lactente, portador de comunicação interventricular, apresenta dificuldade para alimentar-se. Além disso, está com dificuldade, há dois meses, em ganhar peso. Encontra-se apático e taquipneico. Na ausculta pulmonar nota-se sibilos difusos. Fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito. Baço e rins impalpáveis. Afebril. Diante do exposto, o lactente apresenta provavelmente sinais clínicos de:
Dentre as causas de hemorragia digestiva baixa, assinale a principal causa de sangramento de grande volume em paciente de 55 anos.
As contraindicações à amamentação devem ser criteriosamente identificadas para não se perder a oportunidade de oferecer o leite materno a um lactente. Marque a situação que exige a interrupção da amamentação, pelas evidências ou risco significativo de efeitos colaterais importantes no lactente.
Compartilhar