Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Recém-nascido a termo, pesando 2100g, com APGAR 4 no primeiro minuto e 6 no quinto minuto, apresentou policitemia com sintomas de hiperviscosidade no segundo dia de vida. Foi realizada exsanguineotransfusão parcial sem intercorrências. Após o procedimento, ficou 48 horas sem evacuar, apresentando hipoatividade e distensão abdominal com alças de delgado desenhadas em relevo sob a parede abdominal. Após suspender a amamentação, indica-se nutrição:

A
Gástrica com colostro.
B
Parenteral e dieta zero.
C
Enteral pós-pilórica com leite materno.
D
Parenteral e manutenção de dieta trófica.
E
Enteral pós-pilórica com fórmula hidrolizada.
A epidemia de uso de crack que se apresenta no país preocupa toda a sociedade brasileira. A estimativa, segundo a OMS, é que existam cerca de 3% de usuários, aproximadamente 6 milhões de brasileiros. Em estudo recente feito na Unifesp revelou que cerca de um terço morre, um terço mantém o uso e outro terço encontra a cura. Sobre o uso e dependência dessa droga podemos afirmar, EXCETO:
Tem maior risco de desenvolver osteomielite, EXCETO:
Sobre as infecções oculares, analise os itens abaixo: I. Conjuntivite é uma úlcera de córnea. É uma infecção na córnea causada por bactérias, vírus ou fungos. II. Ceratite bacteriana é uma hemorragia que provoca vermelhidão nos olhos devido ao rompimento de vasos sanguíneos por traumatismo ou mudança de pressão no interior da cabeça. III. Conjuntivite Clamidiana ou Gonocócica é uma infecção da pálpebra interna, que normalmente afeta adolescentes e jovens sexualmente ativos. A incidência da infecção parece estar diretamente relacionada à atividade sexual. Está(ão) CORRETO(S):
Com relação ao paciente com aterosclerose periférica e insuficiência arterial crônica dos MMII, considere as seguintes afirmativas: 1. As drogas que inibem a função plaquetária são utilizadas para diminuir a síndrome de reperfusão após a reconstrução arterial. 2. O tratamento clínico é preconizado preferencialmente nas fases I e II da classificação de Fontaine, na doença arterial crônica dos MMII. 3. O uso de antiplaquetários na doença arterial crônica não diminui a incidência de eventos cardiovasculares. 4. O fumo tem efeito aterogênico, vasoconstritor e trombogênico. 5. A proteção contra o frio é a medida mais eficaz para aumentar o fluxo sanguíneo no membro inferior com isquemia crônica. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar