Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Recém-nascido a termo, pesando 2100g, com APGAR 4 no primeiro minuto e 6 no quinto minuto, apresentou policitemia com sintomas de hiperviscosidade no segundo dia de vida. Foi realizada exsanguineotransfusão parcial sem intercorrências. Após o procedimento, ficou 48 horas sem evacuar, apresentando hipoatividade e distensão abdominal com alças de delgado desenhadas em relevo sob a parede abdominal. Após suspender a amamentação, indica-se nutrição:

A
Gástrica com colostro.
B
Parenteral e dieta zero.
C
Enteral pós-pilórica com leite materno.
D
Parenteral e manutenção de dieta trófica.
E
Enteral pós-pilórica com fórmula hidrolizada.
Um lactente de 4 meses de idade, em curso de febre há 3 dias de etiologia desconhecida, evolui para crises tônico-clônicas generalizadas em vigência da febre. Tendo em vista a idade do paciente, a ausência do diagnóstico etiológico e o quadro convulsivo, podemos afirmar:
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Paciente sexo masculino foi submetido a screeening de retina, portador de diabetes tipo 2 e usuário de insulina 2x ao dia. Seu médico avisou que houve formação de novos vasos e ele pergunta ao médico qual a importância disso. Qual a melhor resposta?
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
Compartilhar